Sindicato dos Químicos de São Gonçalo de olho nas irregularidades cometidas pela Ingredion

Divino-Fonseca-de-Oliveira-web
Divino diz que o modo de agir da Ingredion parece ser boa, mas resulta em prejuízo ao trabalhador

 

Muitas vezes palavras doces escondem armadilhas terríveis. Este é o caso da multinacional Ingredion Brasil, do grupo Ingredion Incorporated. Quem sabe separar o joio do trigo nesta história é o diretor do Sindicato dos Químicos de São Gonçalo (RJ) e membro do conselho fiscal da CNTQ (Confederação Geral dos Trabalhadores do Ramo Químico), Divino Fonseca Oliveira. “Ela faz propaganda a respeito de ficar 35 anos sem nenhum funcionário sofrer acidente de trabalho. À primeira vista é algo bonito. Ao investigarmos profundamente a Ingredion descobrimos a farsa”, explicou.

Segundo ele, quando alguém se acidenta, essa empresa não emite CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). “Ajuda o empregado, pagando condução para levá-lo ao médico e depois retornar para casa. Quando recebe o exame constando que o funcionário ficou curado, aguarda alguns meses e o demite”, disse.

O Sindicato dos Químicos de São Gonçalo já detectou essa falsa estratégia de bondade diversas vezes. “Para alguns trabalhadores, a Ingredion parece mostrar bondade com essa atitude. Na verdade é um lobo em pele de cordeiro. Em outros casos mantém o empregado encostado até ficar bem de saúde para mandá-lo embora depois”, alertou.

O curioso nesta história é que no site da empresa, ela cita alguns valores de conduta profissional, como boas regras, inclusive investindo constantemente em tecnologia, qualidade, recursos humanos e meio ambiente.

Informa numa tremenda cara de pau que trata as pessoas da mesma maneira que gostaria que fosse tratada, atuando de forma correta e superior e, ao mesmo tempo, buscando melhoria contínua. Imagine se a conduta sem ética fosse declarada, como estariam seus milhares de funcionários espalhados em 15 países de cinco continentes onde tem filiais? (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string MY4N0W to the field below: