Vazamento de gás afeta diversos trabalhadores na Vale Fertilizantes em Uberaba (MG)

A presidente do Stiquifar de Uberaba(MG) e secretária de formação sindical da CNTQ, Maria das Graças Batista Carriconde

“Acionamos o Ministério do Trabalho e Emprego que não se dispôs a nos acompanhar ao local, acionamos a Secretaria Estadual da Saúde e o Cerest que já se prontificou a nos ajudar e estamos solicitando audiência pública à Câmara Municipal de Uberaba, a pasta de direitos sociais da OAB já se colocou à disposição do Stiquifar, o MPT também já foi novamente acionado. Enfim estamos na luta para defender o direito a vida dos trabalhadores”,  disse a presidente do Stiquifar de Uberaba(MG),  Maria das Graças Batista Carriconde, e secretária de formação sindical da CNTQ.

Segundo ela, diante do vazamento de gás ocorrido, na última terça-feira (22), nas dependências da Vale Fertilizantes, o sindicato alerta que este não foi o único caso ocorrido recentemente. “São constantes os vazamentos naquela unidade, o que vem colocando em risco a integridade física de milhares de trabalhadores além dos danos incalculáveis ao meio ambiente”, disse.

O que se pode constatar, não só pela análise do Stiquifar, mas principalmente pelos próprios trabalhadores atingidos, foi a total falta de coordenação para situações de emergência, quando o plano de fuga adotado pela empresa se mostrou totalmente ineficaz. “A empresa colocou em perigo as pessoas que não sabiam o que fazer, chegando até mesmo a deslocadas para locais onde o vento continuava a levar a nuvem de gás”, frisou.

Relatos de trabalhadores, inclusive feitos a uma rádio de Uberaba, sem se identificar, por motivos óbvios, relatou a total falta de preparo das equipes de segurança na condução de uma situação de emergência. A extensão deste último vazamento foi de proporções alarmantes, nunca antes vista no Complexo Industrial de Uberaba, uma vez que mais de uma centena de trabalhadores inalaram o gás, muitos deles com consequências mais graves, a ponto de serem obrigados a internações hospitalares.

Graça enfatiza que diversos trabalhadores desmaiaram, muitos se intoxicaram, outros estão afetados com problemas respiratórios e oculares e houve até um caso de parada cardiorrespiratória que felizmente não teve consequências fatais.

O número oficial dos trabalhadores afetados pelo vazamento do gás da última terça-feira e que foram atendidos e internados nos hospitais será conhecido logo que as notificações forem feitas junto ao Ministério da Saúde.

 Histórico

Em 2013 houve vazamento de gás semelhante ao ocorrido no dia 22 de setembro deste ano, fato amplamente divulgado pela imprensa local, destacando-se que, naquele episódio, mais de 40 trabalhadores foram atingidos, sendo encaminhados para atendimento médico.

2013: o Stiquifar muniu o MPT com diversos documentos que demonstravam o “sucateamento” da Vale Fertilizantes e ausência de investimentos na estrutura empresarial, podendo comprometer a saúde/segurança dos trabalhadores, o que deu origem ao processo judicial que tramita na 3ª Vara do Trabalho de Uberaba, 452-2013-152 .

 23 de setembro de 2014:  vazamento de gás nas unidades de ácido sulfúrico e o vento ajuda levar a substância às dependências da FMC, atingindo diversos trabalhadores que precisaram de socorro médico e tiveram de ser encaminhados aos hospitais de Uberaba.

 28 de fevereiro de 2015: começo de vazamento de gás em um duto da Unidade 140 de ácido sulfúrico, que se encontrava bastante deteriorado. Ele se agravou até chegar a níveis intoleráveis, muito acima do permitido.

16 de setembro de 2015: o Stiquifar cobrou da Vale Fertilizantes soluções para o vazamento, que estava colocando em risco a saúde e a própria vida dos trabalhadores.

“Nosso temor era de que algo de mais grave estivesse a ponto de acontecer. No próprio dia 16 de setembro, a empresa resolveu parar a operação daquela unidade e prepará-la para a manutenção urgente requerida. A mesma encontra-se até hoje desativada para a troca do duto”, ressaltou Graça.

O objetivo  do Stiquifar é conclamar o Cerest, bem como a Secretaria Estadual de Saúde, na figura de sua Autoridade Sanitária/Saúde do Trabalhador para que, em conjunto com o Stiquifar, o legítimo representante dos trabalhadores do ramo químico em Uberaba e Região, possa se implementado  plano de ações junto à Vale Fertilizantes, no sentido de encontrar soluções para o que vem ocorrendo rotineiramente naquela unidade. “A urgência é mais que evidente e, como agentes de defesa dos trabalhadores, temos a obrigação de atuar em conjunto, buscando o melhor para eles”, finalizou Maria das Graças Carriconde, presidente do Stiquifar e secretária de formação sindical da CNTQ.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string 07aF1Y to the field below: