Vale Fertilizantes continua servindo “Kit Fome” aos trabalhadores de Araxá e Tapira em Minas Gerais

Este é o Kit Fome servido pela Vale Fertilizantes aos trabalhadores de Tapira e Araxá, em Minas Gerais

   Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

Os funcionários da Vale Fertilizantes em Araxá e Tapira, ambas em Minas Gerais, continuam sofrendo em termos de alimentação. Segundo o presidente do Sindicato dos Químicos de Araxá e região, Vicente Magalhães de Matos, quem trabalha em turno ininterrupto de revezamento esbarra na chefia da empresa que não tem nenhum respeito pelos trabalhadores. “O kit fome é composto de uma caixinha de suco de 200 ml, uma maçã, uma barra de cereal e um saquinho de biscoito. Ele é servido na sala de controle, na rampa e nas cabines dos caminhões, na maioria das vezes com prazo de validade vencido ou impróprio para consumo humano”, criticou.

Vicente disse também que os funcionários não têm local adequado, limpo, salubre para comer esse lanche. “São proibidos de levá-los para casa. No interior da mina, a logística é baseada no funcionamento da carregadeira. O momento destinado ao lanche precisa coincidir com o abastecimento efetuado durante a jornada, na cabine dos caminhões”, descreveu.

O mais curioso nesta história é que a Vale Fertilizantes faz parte do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador. Ou seja, conhece as normas para servir refeições aos seus empregados. Segundo médicos e nutricionistas, o trabalhador braçal precisa no mínimo de 1.600 calorias diárias de alimentação.

Na Vale Fertilizantes há um déficit de 1.212 calorias ao dia, pois o kit fome da empresa tem 103 calorias (200 ml de suco), 80 calorias (maçã), 94 calorias (barra de cereal) e 111 calorias (biscoito de 100 mg) somando 388 calorias. “O trabalhador mal alimentado corre o sério risco de sofrer acidentes”, alertou o presidente do Sindiquímicos Guarulhos e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string leKXdN to the field below: