Ato em defesa da Justiça do Trabalho mobiliza trabalhadores em Catalão (GO)

Em um ato que reuniu centenas de trabalhadores da região, o movimento sindical de Catalão (GO) composto pelos sindicatos Metabase, SIMECAT, SindCom e SindTransporte juntamente com a OAB, juízes e servidores públicos fizeram nessa manhã de quinta (21), na porta da vara do trabalho local, grandiosa manifestação em defesa da Justiça do Trabalho e do TRT de Goiás que estão ameaçados de fechar as portas devido a cortes de verbas no orçamento federal de 2016 implementados no congresso pelo então relator (deputado federal Ricardo Barros-PP). O parlamentar declaradamente justificou os cortes como uma medida de punir a justiça trabalhista que, segundo ele, seria favorável aos trabalhadores e, não atoa, no ato em questão, o deputado teve seu “boneco” atado à faixa de inimigo dos trabalhadores e seu nome foi citado como autor desse ataque aos direitos trabalhistas.

metabase-catalãoAo microfone, Diego Hilário (presidente do Sindicato Metabase e secretário da CNTQ) começou os trabalhos e salientou que “a justiça do trabalho é quem garante o cumprimento da legislação trabalhista e dos acordos assinados entre os sindicatos e empresas. Então, companheiros, é muito importante nosso engajamento em prol de sua defesa”.

Em seguida, Jovaldo Vaz (presidente do SindTransporte) criticou o deputado Ricardo Barros-PP. “Esse deputado que fala que tem alergia da justiça do trabalho deve ser um patrão daqueles sem-vergonha que não paga os direitos do trabalhador porque se pagasse ele não precisaria ter medo. Porque não corta outras verbas como décimo quarto salário de deputados?”

Já, Everton Alves (presidente do SindCom) lembrou que “a artimanha (do deputado Ricardo Barros) é tentar enfraquecer a justiça, o movimento sindical e os trabalhadores para que o capital possa ter cada dia mais resultado e nós temos de estar atentos e defender a justiça do trabalho. Aqui (na vara do trabalho) é onde garantimos as nossas conquistas e de forma alguma vamos aceitar isso.”

Continuando, Carlos Albino (presidente do SIMECAT e da FEM e diretor da CNTM) foi incisivo se dirigindo aos trabalhadores presentes. “Hoje, vocês têm seus direitos garantidos porque têm quem os defende e têm onde os direitos possam ser discutidos. Imaginem se extinguirem a justiça do trabalho?”. O dirigente ainda garantiu a interlocução com lideranças trabalhistas em Brasília para tentar reverter os cortes de verbas.

O dirigente Danilo Pereira (secretáriode finanças do Metabase) lembrou sobre quem financia as campanhas de políticos que atuam contra os trabalhadores. “Esses políticos têm de estar bem com as empresas porque são quem põe dinheiro em suas campanhas. Temos de estar atentos a esses políticos financiados por empresas que depois de eleitos vão representar os interesses delas e não dos trabalhadores que votaram neles.”

Finalizando, o juiz titular da Vara do Trabalho de Catalão Dr. Armando Bianki em tom emotivo foi enfático em suas palavras. ”Esse é o momento mais importante da história dessa vara do trabalho em quase 30 anos de sua existência. Trabalhadores, empregadores, advogados e sindicatos que aqui, todos os dias, entram para cobrar e defender seus direitos, hoje todos se juntam para defender a vara do trabalho. É a primeira vez na história.” Muito aplaudido, continuou. “Estão aqui defendendo a vara trabalhista de um corte discriminatório, ideológico e chantagista do orçamento. O TRT de Goiás está prestes a fechar as suas portas em outubro se nada for feito. Nem preciso dizer o prejuízo que isso irá causar à comunidade. O objetivo dessa classe política é a extinção da justiça do trabalho. Com esse movimento extraordinário aqui, hoje, eu tenho certeza de que não conseguirão.” O magistrado agradeceu a cada autoridade presente, aos advogados e aos trabalhadores que compareceram e ressaltou o papel do movimento sindical de Catalão (GO). “Os senhores podem dar aula de sindicalismo no Brasil inteiro. Eu digo isso porque estou a vinte e sete anos na justiça do trabalho e já trabalhei em três tribunais em três capitais diferentes e nunca vi nada nem parecido com a força e a capacidade que os senhores têm de unir e de defender os trabalhadores”. E, ainda, se dirigindo aos sindicalistas: “Eu os parabenizo e os reconheço como legítimos representantes dos trabalhadores. Meus parabéns aos senhores.”

Finalizando o ato, a multidão promoveu um abraço coletivo ao prédio da vara do trabalho de Catalão (GO) e sob aplausos o magistrado da vara agradeceu a todos pela iniciativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Metabase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string ZnGSl7 to the field below: