Trabalhador tem as pernas queimadas no ácido na Vale Fertilizantes de Araxá (MG)

A maré está brava para cima dos trabalhadores da Vale Fertilizantes em Araxá, Minas Gerais. Na segunda-feira (30/06) um funcionário teve as duas pernas queimadas num tanque de ácido sulfúrico, provocando ferimentos graves, por causa da retirada da proteção da janela de inspeção e colocado no local um saco de cal. Na madrugada de 29 de abril, o trabalhador Bruno Gonçalves dos Santos teve parte do braço amputado quando estava de serviço na unidade química da fábrica de fertilizantes da Vale em Araxá.

O último acidente ocorreu por que o funcionário não tinha visão da janela, escorregou no enxofre, pisou na proteção improvisada, caindo dentro do tanque de ácido sulfúrico, com temperatura aproximada de 150 graus Celsius. “Antes teve inspeção no local, mas como a tampa de proteção estava improvisada com o saco de cal, não perceberam que ali existia uma armadilha”, disse o presidente do Sindicato dos Químicos de Araxá e Região (Sima), Vicente Matos.

“Tivemos reunião recente com a gerente do setor de segurança e ela nos mostrou diversos gráficos, justificando que a Vale proporcionava total segurança aos funcionários. O fato de fechar a tampa do tanque de ácido sulfúrico com saco de papelão revela o extremo cuidado com os empregados da Vale”, criticou. Ele disse que as condições precárias do local não correspondem à realidade da fábrica, contradizendo os gráficos apresentados à diretoria do Sima. (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string qcdaXb to the field below: