Trabalhador sofre para fazer refeição em Araxá e Tapira (MG)

O rompimento de acordo coletivo de turno na Vale Fertilizantes na última segunda-feira (2) deixa diversos trabalhadores com dificuldade para almoçar ou jantar. Segundo o sindicalista Vicente Magalhães de Matos, presidente do Sima (Sindicato da Extração Mineral, Químicos e Fertilizantes de Araxá e Região), o acordo iria até janeiro de 2016, mas acabou quebrado no dia 2 de março.

“O acordo quebrado é de 5 turmas revezando por 3 turnos, se trabalha 3 turmas folga 2. Dá uma jornada de 6 dias trabalhados por 4 de folga, jornada de 8h”, explicou. Agora com imposição da empresa, são 5 turmas revezando por 4 turnos, com 4 turmas trabalhando e 1 de folga.

Kit servido para os funcionários
Kit servido para os funcionários

Drama: Sem Almoço ou Jantar

Segundo Vicente, a empresa também retirou o adicional de turno de 10%. “Com essa mudança, o funcionário nunca terá folga aos domingos, desobedecendo a legislação trabalhista, que determina que todo empregado precisa de ter, pelo menos, um domingo de folga para descansar no mês”.

Outro problema grave é que esse trabalhador não consegue almoçar ou jantar, nos seguintes horários: porque se entra as 6h00 da manhã, sai de casa às 4h25, e sai da empresa às 12h00 e chega em casa as 13h45. “Quem entra as 12h00 e vai até as 18h00, precisa sair de casa as 10h25 e não poderá almoçar. Ele terá como refeição o kit que a empresa oferece com um saquinho de bolacha de 100mg, uma maçã, um suco de 200ml e uma barrinha de cereal”, descreveu.

Ele explica que se o horário de entrada for das 18h00h às 00h00, ele sai de casa as 16:20 e chegará as 1h45, após cumprir o turno de trabalho. Esse mesmo kit servirá de jantar para esse trabalhador. “Caso entre às 00h00 e saia às 6h00, ele sairá de casa as 22h20 e terá de se virar com esse lanche até as 7h45 da manhã, quando chegar em casa”, descreveu. Resumo: com essa mudança, segundo Vicente, o trabalhador da nossa base ficou sem uma refeição. (Luís Alberto Alves, Comunicação CNTQ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string gdBMp5 to the field below: