Medo de perder emprego faz trabalhador adoecer

Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

Joel Bittencourt

A atual crise econômica provoca, também, estragos na saúde do trabalhador. Segundo o secretário de Saúde, Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Joel Bittencourt, o medo de perder o emprego contribui para o empregado desenvolver depressão, estresse e outras doenças de cunho nervoso.

“Para complicar alguns maus empresários aproveitam a situação aumentando a pressão, exigindo alta produção, com baixos salários num ambiente repleto de ameaças, tipo: `o desemprego está grande aí fora, olha tem muito candidato de olho na sua vaga´. Fica difícil manter o sistema nervoso no lugar”, disse.

Na avaliação de Bittencourt, o estresse é tão grande atualmente, que alguns trabalhadores evitam até comparecer ao sindicato, por medo de ficar sem emprego. “Outro problema é a ocorrência de acidentes. Às vezes aquele companheiro ocupou a vaga de um operador, ou seja, era auxiliar, e ainda não tem a mesma prática. O patrão exige dele a mesma produção”, afirmou.

Algumas empresas em Santa Catarina, segundo Bittencourt, optaram por demitir os funcionários de salários maiores e contrataram outros ganhando menos, mas num quadro reduzido. “São poucas pessoas arcando com a responsabilidade de produzir bastante, às vezes debaixo de ameaças de perder aquele emprego a qualquer hora, caso a meta não seja atingida”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string ZR4Tm1 to the field below: