Festa do trabalhador associado ao SindLuta é um grande sucesso

sind-luta-trabA Festa do Trabalhador foi um dia especial para as famílias dos trabalhadores filiados ao SindLuta (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de Belo Horizonte e Região). O sindicato dedicou o dia 18 de maio para homenagear a categoria e premiar os associados, que engrandecem a entidade de classe e justificam os resultados obtidos em consecutivos anos.

Durante o evento, o SindLuta também lançou a primeira edição da revista histórica da entidade, intitulada Sindicalismo Polivalente. Todos os presentes puderam levar para casa um exemplar que conta a trajetória de luta do sindicato, destacando suas conquistas e benefícios a favor dos trabalhadores. Vale lembrar que, em 17 de abril, a entidade celebrou 29 anos de fundação.

Duas motocicletas, quatro bicicletas, três televisores, uma geladeira e inúmeros aparelhos eletrodomésticos e brindes foram sorteados para um público de cerca de duas mil pessoas. Para as crianças, foi montada sala de recreação, com brinquedos infláveis, utilizada até à noite, enquanto durou o evento. A dupla sertaneja Henrique e Léo e o grupo de pagode Sunga de Pano animaram a tarde dos trabalhadores que ainda puderam apreciar um buffet composto por salgadinhos e uma deliciosa feijoada, além de bebidas de excelente qualidade durante toda a festa. Além da presença dos trabalhadores, o evento foi prestigiado por lideranças comunitárias, sindicais e políticas.

 

Aprovação

As pessoas que responderam ao chamado do SindLuta transformaram a data em um momento de confraternização entre as famílias, como destacaram novos e antigos associados do SindLuta.

Rubens Ricardo Lopes, trabalhador da indústria plástica há dez anos declarou a satisfação em ser associado ao SindLuta, pelo acesso que tem ao clube e aos convênios oferecidos pelo sindicato, demostrando simpatia à aproximação da categoria ao quadro social.

Adailton Ferreira dos Santos, 32 anos, trabalhador na indústria química há sete meses e sindicalizado na campanha de novos sócios, foi premiado com um aparelho de televisão. Ele demonstrou a alegria de estar na festa e dela sair com um presente. Também manifestou o contentamento com os benefícios a que os sócios têm direito e telefonou para a esposa, ali presente, para dar a ela a boa notícia.

José Francisco Gonçalves, 41 anos, trabalhador da indústria química há quatro anos e sindicalizado há seis meses, elogiou a organização da festa, assim como as vantagens que ele e os cinco dependentes desfrutam, como a assistência médica e os convênios oferecidos pelo SindLuta.

Henrique Lindolfo de Carvalho Neto, de 34 anos, presidente do Sindicato dos Químicos de Itamonte, cidade do Sudoeste de Minas, foi à festa com a mulher e os dois filhos. “O SindLuta é um exemplo de organização do lazer e integração da família dos trabalhadores; esta festa é um grande exemplo disso”, disse.

 

sind-luta-trab-2Novos sócios e conquistas

Durante a solenidade de homenagens e lançamento da revista Sindicalismo Polivalente, o presidente do SindLuta, Vandeir Messias, que também é vice-presidente da Força Sindical mineira, apontou o cumprimento do compromisso da diretoria com os trabalhadores e as famílias. O compromisso do sindicato vai desde a campanha de sindicalização até as negociações salariais, em que foram conquistados reajustes em todos os segmentos. Ele ainda agradeceu a receptividade dispensada pela classe aos diretores na porta das fábricas.

O presidente do SindLuta dirigiu apelo aos associados para que se empenhem no objetivo de atrair outros colegas para o quadro social, reforçado pela união entre os produtores da riqueza do país. Ao parabenizar a plateia integrada por pessoas de todas as gerações, o líder sindical alertou para a consciência que a classe deve ter no período eleitoral e se manter atenta ao que chamou de “conversas tortas” e estar ciente de que “é necessário seguir mudando”.

No final do pronunciamento, com agradecimento aos organizadores da festa e reverenciou os nomes dos saudosos diretores Geraldo Reis de Souza e Adiler Lopes de Oliveira, que partiram e deixaram saudades em nosso meio.

 

Colaboração

Os créditos do sucesso da promoção são mérito da diretoria e colaboradores do SindLuta, que contou com o respaldo de apoiadores que atuaram na base da realização.

Destaque para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), Força Sindical Nacional, Federação Mineira dos Químicos, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Contagem, Clube Lagos do Jordão, Consultório Odontológico AR Ortodontic e Vip Dente. Também contribuíram as empresas Zanini, Sogeffi, Injeplastic, Dytech Tecalon, Powercoat, Bombril, TW Espumas, Laboratório Globo, Laboratório Pharmascience, SNC (Kanechon), Elza Cosméticos (SoftHair), Cera Ingleza, Super Globo, Tintas Residence, Bambui, Biotecnologia, Inova Biotecnologia, Três Morenas, Toq-Toq Calçados, Dr. Agmar Tavares da Silva, Cachaça Engenho da Cana, B.I. Internacional e Anchieve.

 

Angela-Vandeir-BlackHomenagens e sorteios de prêmios marcam a Festa do Trabalhador

O ponto alto da Festa do Trabalhador foi a solenidade que homenageou os ex-presidentes do sindicato, Ângela Maria Mendes e João Batista Black de Aguiar, bem como os funcionários mais antigos, Jolita Vicenza Batista e João Batista Cassiano; o advogado Jesus Raimundo de Paula, que atuou no sindicato por 17 anos; e Humberto Tavares, atual responsável pelo departamento jurídico da entidade. O presidente do SindLuta, Vandeir Messias Alves, também recebeu uma homenagem surpresa, feita pela diretoria do sindicato.

Principal homenageada do evento, Ângela Maia Mendes, fundadora e primeira presidente da entidade, ressaltou o fato de, até chegar à grandeza que ostenta, o sindicato e muitas lideranças enfrentaram e ajudaram a vencer a ditadura militar, sendo muito aplaudida pelo público. Ela agradeceu a homenagem recebida por Vandeir Messias Alves e diretoria do sindicato, dedicando-a aos antigos diretores que, com ela, fundaram o sindicato na década de 80.

“Dedico esta homenagem aos companheiros perseguidos pela ditadura que nos ajudaram a construir o SindLuta. Se hoje estamos nesta festa é porque lá atrás muitas pessoas lutaram pela liberdade”, falou emocionada e concluiu: “Viva os trabalhadores. Viva aqueles que acreditam que podemos construir um Brasil melhor”.

João Batista Black de Aguiar estendeu a homenagem à categoria e às diretorias que compôs. “Em nossa gestão, conquistamos os adicionais de insalubridade e periculosidade que foram incorporados ao salário. E tudo isso devo a todos que deram sua parcela de contribuição ao SindLuta, em especial os companheiros que não estão mais entre nós, os ex-diretores Vítor, Orestes, Geraldo e Adiler e o ex-presidente Anilvo”, concluiu ao parabenizar o atual presidente, Vandeir Messias Alves, e toda sua diretoria.

O advogado Jesus Raimundo de Paula destacou os 17 anos que esteve no departamento jurídico da entidade. “Trabalhamos em conjunto na defesa dos direitos dos trabalhadores, com o objetivo de tornar o sindicato mais forte”, frisou.

Já João Batista Cassiano, representando todos os funcionários do sindicato, agradeceu a homenagem e a dedicou ao ex-presidente Black. “Comecei no sindicato na gestão do Black e sou muito grato por isso. É muito gratificante fazer o trabalho em porta de fábrica e ver o resultado positivo disso”, colocou.

Por fim, Vandeir Messias Alves agradeceu a presença dos homenageados e de seus feitos em prol da entidade e seus trabalhadores representados. Ele falou sobre cada um dos homenageados, destacando a personalidade guerreira de Ângela Maria Mendes; a gratidão por Black a quem chamou de padrinho; e à fidelidade e excelentes trabalhos prestados de Jesus Raimundo de Paula, Humberto Tavares, Jolita Vicenza Batista e João Batista Cassiano.

 

sind-luta-trab-3Premiação

Com o regulamento aprovado por uma comissão de trabalhadores presentes na festa, o SindLuta realizou o sorteio de dezenas de prêmios, o que gerou grande expectativa. Muitos sortudos saíram da festa carregando seu presente, em especial os ganhadores das duas motos zero km, Robson Lelis Diogo e Webert Passos dos Santos.

Funcionário da empresa Ecoblock, Robson é associado ao SindLuta há nove meses. Ele disse que não esperava passar um dia tão feliz ao lado da família. “Eu e minha família fomos muito bem tratados, desde a recepção da festa até agora, principalmente, porque fui sorteado”, disse, ao concluir, “o sindicato é muito importante para minha família, principalmente com relação à saúde e ao lazer”.

Por sua vez, Webert, que é funcionário da empresa Mexhixem, era só alegria ao comemorar com a esposa o prêmio que recebeu do sindicato. “Ter uma moto era meu sonho que o SindLuta está realizando. Só tenho a agradecer ao sindicato que sempre está presente em minha vida, em todos os sentidos, na saúde, educação e lazer”, disse, emocionado.

Não menos feliz estava o ganhador da geladeira, Luís Gustavo Matos da Costa, trabalhador da empresa Antares Plásticos. “Já estava indo embora quando um colega me ligou dizendo que eu havia ganhado a geladeira. Sou casado há um ano e tenho um filho pequeno, estava precisando muito de uma geladeira nova e só tenho a agradecer ao sindicato por esse presente”, disse emocionado ao revelar também que há um ano se associou ao SindLuta para dar uma vida melhor à família que tem acesso aos clubes, consultas médicas e vários outro benefícios.

Já a gestante Monaelis Aparecida de Jesus, que está grávida de nove meses, foi sorteada com um carrinho de bebê recheado de fraldas. Ela é empregada da Geplastic e ficou muito feliz com o prêmio. “Não esperava que esta festa fosse tão grandiosa. Estou muito satisfeita com o presente, que vai me ajudar muito. Isso sem contar no kit escolar que minha filha de 15 anos recebeu no início do ano. O sindicato é muito atuante em minha vida”, revelou.

Fonte: SIndLuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string fgbbo4 to the field below: