Diretora da AFL/CIO destacou importância da unidade sindical

(105) Na palestra Conjuntura Econômica Nacional, a economista Jana Silverman, diretora dos Programas no Brasil Solidarity Center, disse que para fechar bons acordos perante o capital multinacional, os trabalhadores por meio dos sindicatos, precisam de muita união, por que as gigantescas empresas têm bastante influência sobre os governantes.

“Jamais os trabalhadores devem perder de vista a utopia, precisamos avançar sempre”, aconselhou. Jana explicou que o menosprezo foi o erro do Brasil em 2008, quando estourou grave crise econômica em diversos países e Estados Unidos. “O presidente Lula não levou a sério. O País fez o que era mais fácil, incentivando o consumo doméstico”, observou.

(113)Segundo ela, a razão para a estagnação econômica atual é a queda de preços de determinados produtos do agronegócio, principalmente grãos, fim da linha de crescimento baseado no consumo popular, através da expansão de crédito, greve de investimento no setor privado por causa das altas taxas de juros, incerteza sobre o cenário econômico nacional e internacional, priorização das regras financeiras por cima da produtiva.

“A falta de investimento no setor público, preservação do superávit primário e políticas econômicas adotadas na atual gestão da presidente Dilma explicam o motivo de o Brasil enfrentar essa turbulência”, frisou. Na avaliação de Jana, o governo deveria adotar as propostas do movimento sindical, retomando aplicação de recursos públicos em infraestrutura, política industrial mais coerente.

(126)“É importante preservar o superávit primário sem retirar direitos dos trabalhadores por meio de taxações de grandes fortunas, reduzindo juros, valorizando o salário mínimo, eliminando desigualdades econômicas, estimulando o comércio regional e a integração latino americana, reduzindo a dependência dos mercados dos Estados Unidos e China”, sugeriu.

Para Jana, as análises a respeito da situação brasileira têm mais peso político do que econômico. “O mercado financeiro presta atenção a estes detalhes. Porém não podemos ignorar taxa de juro tão alta. Em 2010 chegamos a 8,75%. Atualmente, ao contrário dos comentários de especuladores, a inflação atual é causada por fatores externos, sem qualquer ligação com excesso de demanda”, afirmou.

(117)Para fechar a palestra, ela lembrou que no período 2009/2013 aumentou a contratação do número de trabalhadores com carteira registrada. “Ou seja, os empregados exerciam suas funções com todos os direitos que os patrões deveriam ter cumprido, os retirando da informalidade. Infelizmente nos primeiros quatro meses de 2015 começou aumentar a taxa de desemprego”, finalizou. (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string BaEkbc to the field below: