CNTQ comemora 10 anos de fundação

Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

dsc_0028-entrega-placas
Evento de comemoração dos 10 anos de fundação da CNTQ, realizado na colônia de férias da Fequimfar, em Praia Grande (SP), no dia 21 de setembro

A CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico) prestou ontem (21), no auditório da colônia de férias da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Est. de SP) em Praia Grande (SP), homenagens aos dirigentes das federações que contribuíram para fundação desta confederação em setembro de 2006.

O presidente da entidade, Antonio Silvan Oliveira, agradeceu a todos os sindicalistas, que naquela época, ajudaram na criação da CNTQ. Neste processo, perseveramos, vencemos obstáculos. Tudo começou com o movimento S.O.S Químicos, que surgiu na Fequimfar em SP e se espalhou por todo o Brasil, numa linha de trabalho unitária.

“Nós começamos a fazer um trabalho diferente em nível de Brasil. Que antes não existia. O nosso companheiro Luciano Martins percorreu o País para falar deste projeto. Começamos a pensar a categoria em nível nacional. Hoje, temos lideranças químicas presentes na Força Sindical de SP, de Minas Gerais e também na nacional. O nosso companheiro Serginho, da Fequimfar, atualmente é vice-presidente da IndustriALL, numa eleição ocorrida na Alemanha”, destacou.

Silvan explicou que as dificuldades contribuíram para agregar outros setores, como recentemente ocorreu com a inclusão dos propagandistas da  indústria farmacêutica, que estão se filiando à CNTQ. “Agradeço a todas as pessoas e que Deus nos ajude a superar os obstáculos que enfrentaremos mais adiante”, afirmou.

Superação

O tesoureiro-geral da CNTQ e presidente da Força Sindical/SP, Danilo Pereira da Silva, lembrou que foi longa a discussão na CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), onde existia o DNGQ (Departamento Nacional do Grupo Químico). “Mas nestes 10 anos superamos barreiras, valorizamos os sindicatos de base, e lutamos para dar dignidade aos trabalhadores, para as empresas não precarizar as condições no chão de fábrica. Temos muito o que fazer”, disse.

O presidente da Fequimfar e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, frisou a importância de lembrar os 10 anos de fundação da CNTQ, quando diversas decisões foram tomadas. Hoje, os sindicatos de base da nossa categoria sabem que existe uma confederação nacional. “Temos projetos para o futuro. Neste sentido caminhamos para organização da luta geral dos trabalhadores. Somos e seremos vanguarda dessa luta. Montamos a CNTQ reunindo todos os sindicatos dos químicos do Brasil. Sinto-me representantes de todos esses companheiros”, disse.

O primeiro vice-presidente da CNTQ e presidente da Fequimfars (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Rio Grande do Sul), Larri dos Santos, lembrou que na época considerou utopia a criação da CNTQ, quando recebeu em Porto Alegre a visita dos companheiros Passos, Serginho, Luciano e Silvan para abordar a fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico. “Hoje temos uma confederação atuante em todo o Brasil. É um orgulho fazer parte desta diretoria. Somos vanguarda que coloca a base no alto da pirâmide”, explicou.

O presidente da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico, Farmacêutico e Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro), também elogiou a criação da CNTQ. “Carregamos com orgulho a bandeira da CNTQ, que nestes 10 anos já incomodou muitas pessoas, porque discutimos com a participação de todos”, disse.

Projeto

O presidente da Fequim (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Centro-Oeste), Arnaldo Antunes, também elogiou a fundação da CNTQ. “É um movimento organizado, de forma diferente, que colocou o chão de fábrica embaixo do seu guarda-chuva. Também destaco o carisma do Silvan que faz a diferença em nossas batalhas”, frisou.

O secretário de Saúde, Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente, Joel Bittencourt, representou a Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina), destacou a importância da CNTQ no setor químico de Santa Catarina. “É uma confederação onde o sindicato tem voto e voz. Somos 18 sindicatos dos químicos catarinenses e sempre acreditamos neste projeto. E o Silvan realiza um grande trabalho, viajando por todo o Brasil, visitando as bases da categoria química”, disse.

O diretor da CNTQ e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Maringá e Região, Mitchel de Oliveira Campos, representou a Federação dos Trabalhadores na Indústria do Paraná. “Parabenizo a todos os companheiros que contribuíram para o sucesso da CNTQ nestes 10 anos. A CNTQ homenageou com a entrega de uma placa as federações dos químicos de SP, RJ, MG, RS, Centro-Oeste e as ecléticas de Santa Catarina e Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string KniOaQ to the field below: