Borracheiros da Michelin no Rio de Janeiro conquistam redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais

A conquista da redução da jornada para 36 horas semanais, sem perdas salariais, deverá ser implantada a partir de 1º de janeiro de 2015.

image.php“Referendamos nosso apoio e compromisso com todos os companheiros dos segmentos industriais químicos do Rio de Janeiro, na luta pela redução da jornada de trabalho, sem perdas salariais, em que se pese essa grande conquista do STIABERJ, com a implantação das 36 horas semanais na Michelin” – Antonio Silvan Oliveira – presidente da CNTQ.

Essa é uma conquista histórica dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa Michelin, que nos últimos anos, representados pelo STIABERJ (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha do Estado do Rio de Janeiro) travaram uma árdua batalha, contra a empresa. A medida também irá contribuir com a implantação de uma nova equipe de trabalhadores na empresa, tendo como consequência a abertura de mais de 400 postos de trabalho diretos.

“Essa conquista faz parte de uma árdua luta do Sindicato, pelos direitos e benefícios dos trabalhadores, que ao longo dos últimos anos, enfrentaram uma série de desafios, frente às dificuldades impostas pela empresa, junto a questões de assédio moral, perseguições e ameaças de demissão, por parte da direção da empresa. Mas, finalmente conquistamos essa grande vitória, com a redução da jornada para 36 horas semanais, medida essa que irá contribuir com mais emprego, junto à implantação de uma nova equipe, com a contratação de mais de 400 trabalhadores”, destaca André Luiz da Silva Rocha – presidente do STIABERJ.

“No momento em que todo o movimento sindical concentra esforços para aprovar a lei da redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, saudamos os companheiros do setor industrial da borracha do Rio de Janeiro, por essa grande vitória do STIABERJ, referente a implantação da 36 horas semanais, sem perdas salariais, medida essa que serve de referencia na luta de todas entidades sindicais, pela redução jornada, medida essa que irá contribuir essencialmente para o aumento do número de vagas de trabalho, e pelo aumento da qualidade de vida dos trabalhadores” – Sérgio Luiz Leite, Serginho – 1º secretario da Força Sindical e presidente da FEQUIMFAR SP.

“Essa vitória faz parte de toda a nossa constante luta em defesa dos trabalhadores do ramo industrial químico do Rio de Janeiro, por mais respeito e conquistas trabalhistas e sociais, em beneficio a toda sociedade” – Isaac Wallace – presidente da FERQUIMFAR RJ.

“A conquista das 36 horas semanais pelos companheiros do STIABERJ para os funcionários da Michelin é uma vitória de todos nós. Essa é a força dos Químicos em defesa da categoria, em beneficio a classe trabalhadora e a toda sociedade” – Herbert Passos Filho – secretário geral da SNQ.

Campanha Salarial

No dia 3 de junho, o STIABERJ fechou o Acordo Coletivo, beneficiando os trabalhadores das unidades da Michelin em Campo Grande e Itatiaia, com data base em 1º de junho. Em assembleia na porta de fábrica, 780 trabalhadores aprovaram os termos do acordo, que garantiu aumento de 100% do INPC acumulado nos últimos 12 meses. A título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR fixa), os borracheiros receberão R$ 3 mil, mais uma parcela em janeiro de 2015, correspondente a até um salário de cada empregado. “O reajuste salarial significa 2% de aumento real sobre os ganhos mensais. A premiação por produtividade e a ajuda de custo para o transporte também foram reajustadas em 100% do INPC. Foi uma negociação difícil, mas conseguimos atender às expectativas dos trabalhadores e avançamos bastante”, afirmou André Luiz Rocha, presidente do Stiaberj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string R5Uq18 to the field below: