8º Congresso da FEQUIMFAR “Desafios, Objetivos e Metas”

COM A PRESENÇA DE LULA, QUÍMICOS DISCUTEM PROPOSTAS TRABALHISTAS E SOCIAIS

O segundo dia do 8º Congresso da FEQUIMFAR foi marcado pela discussão de questões como saúde do trabalhador, aposentadoria e redução da jornada de trabalho, que irão nortear o movimento sindical para os próximos anos. O evento contou com a presença do ex-presidente Lula, que referendou em sua fala toda a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial químico por mais direitos e conquistas para a classe trabalhadora

Com o tema – Desafios, objetivos e metas, líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico e Força Sindical) e dos 33 Sindicatos filiados estão reunidos para a 8ª edição do Congresso da FEQUIMFAR. O objetivo é discutir ações e estratégias de lutas para garantir e ampliar direitos e gerar empregos nos segmentos industriais químicos no estado de São Paulo.

O 8º Congresso da FEQUIMFAR acontece entre os dias 21 e 23 de julho, em Praia Grande SP, com a participação de mais de 400 dirigentes sindicais, que juntos, representam mais de 180 mil trabalhadores distribuídos no ramo industrial químico, nos segmentos químicos, plástico, farmacêutico, abrasivos, fertilizantes, tintas e vernizes, lápis e canetas, instrumentos musicais e brinquedos, entre outros.

Na manhã de hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou os avanços trabalhistas e sociais conquistados nos últimos anos, pelos trabalhadores do Brasil, em benefício a toda sociedade: “Destacamos a importância do movimento sindical na conquista de direitos e benefícios para a classe trabalhadora. O Brasil é referência na luta pelo desenvolvimento. Muitas nações que antes ditavam regras, hoje questionam como o Brasil enfrentou todo esse processo de crise internacional, gerando mais emprego e crescimento econômico”.

Em sua fala, João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário geral da Força Sindical, ressaltou o progresso na relação capital e trabalho, junto ao 8º Congresso da FEQUIMFAR. Ele reiterou que precisamos avaliar as conquistas do movimento sindical, frente a todos os passos que demos rumo ao desenvolvimento, e olhar para o futuro, para que o movimento sindical possa se inserir cada vez mais nas discussões políticas do nosso país.

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR, a diretoria dos 33 Sindicatos filiados pelo esforço e mobilização para a realização do evento, que conta com a participação de cerca de 400 dirigentes sindicais. Serginho falou sobre os avanços dos Químicos da Força nos últimos quatro anos e da importância da mobilização para elaboração de metas e discussão sobre a relação institucional com os governos estadual e nacional. “Somos uma categoria organizada, nossas lutas servem de referência para o movimento sindical, seja na luta por mais direitos e benefícios para a classe trabalhadora, como também em defesa da amplitude de conquistas sociais e trabalhistas. Nesse congresso reafirmamos nossas Bandeiras de Luta, em beneficio à categoria química, e usufruto de toda a sociedade”.

Cerimônia de abertura

A abertura do 8° Congresso da FEQUIMFAR aconteceu ontem, dia 21 de julho, no auditório da Colônia de Férias dos Metalúrgicos, com a participação de autoridades, dirigentes sindicais e representantes de entidades públicas e privadas, com destaque para o governador Geraldo Alckmin e do ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias.

O anfitrião, presidente da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, deu início aos discursos da noite, salientando a importância da organização da categoria química do estado de São Paulo para o fortalecimento da luta nacional da classe trabalhadora por mais conquistas e direitos.

O ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, esteve presente e falou sobre a atuação da FEQUIMFAR, que está sempre cobrando do MTE o seu papel na luta permanente pela vida e pelo trabalho decente. Dias reafirmou a intenção de resgatar o protagonismo do Ministério do Trabalho e disse precisar muito do apoio dos trabalhadores organizados, reconhecendo a importância do Congresso da FEQUIMFAR.

Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo, também participou da mesa de abertura e fez um levantamento sobre o cenário do ramo químico e disse ser otimista com relação ao setor, que tem qualidade estratégica no desenvolvimento do estado e do mundo moderno.

O presidente da FEQUIMFAR, Sergio Luiz Leite, o Serginho, declara: “Sempre estivemos a frente de lutas como pelo renascimento do Proálcool, pelos direitos dos aposentados e pensionistas, pela causa das mulheres, jovens e dos negros, pela conquista de mais direitos, a exemplo do pioneirismo na conquista da implantação da participação dos trabalhadores nos lucros e resultados (PLR) nas Convenções Coletivas e pela redução da jornada de trabalho. Ainda em Convenções Coletivas, conquistamos a estabilidade da trabalhadora gestante e o auxílio-creche, que vão sendo melhoradas a cada ano, além da criação de um programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência, e do acesso gratuito a medicamentos, sendo ambas conquistas no ramo industrial farmacêutico. No setor do plástico, foram elaboradas as Convenções Coletivas para Máquinas Injetoras e Sopradoras, principais responsáveis pela redução do número de acidentes de trabalho. Outra grande vitória conquistada foi o banimento do benzeno no estado de São Paulo, um produto químico altamente cancerígeno que era utilizado na indústria de fabricação do álcool combustível.”

Temário

Saúde do Trabalhador; Aposentadoria; Qualificação Profissional; Redes Sindicais; Redução da Jornada de Trabalho; Momento Atual e Perspectivas Futuras do Movimento Sindical; Inserção de Trabalhadores com Deficiência no Mercado de Trabalho; Políticas de Gênero; Políticas para a Juventude; Políticas de Raça e Etnia; Comunicação Sindical.

Realização: FEQUIMFAR
Apoio: Força Sindical, Força Sindical São Paulo, CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), IndustriALL, SNQ (Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical) e DIEESE.


Fonte: Imprensa FEQUIMFAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string PiTaKT to the field below: