Trabalhadores da Dixie Toga entram em greve

Reunião está marcada para hoje, às 13h, com o Ministério do Trabalho
A maior parte dos funcionários da indústria de embalagens plásticas para alimentos Dixie Toga, de Votorantim, entrou em greve ontem de manhã. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas e Químicas de Sorocaba e Região, a adesão foi de cerca de 95% e uma reunião está marcada para hoje, às 13h, com auditores do Ministério do Trabalho. A greve teve início às 6h de ontem, na entrada do primeiro turno do dia. Policiais militares acompanharam a movimentação, mas não houve conflito.Representantes do sindicato permaneceram durante todo o dia na frente da empresa, que fica na Vila Garcia e tem 450 funcionários. Foram usados carros de som e estendidas faixas com reivindicações. Segundo o diretor-presidente do sindicato, Carlos Alberto dos Santos, a direção da empresa atendeu só parte do que querem os trabalhadores. “Nos últimos 20 dias, foram realizadas quatro reuniões entre representantes da Dixie Toga e do sindicato. A última na segunda-feira, véspera da greve, mas as propostas não atenderam a expectativa dos trabalhadores.”Não se chegou a um acordo na reunião de segunda e, por isso, o sindicato decidiu pela greve, conforme Santos. A maior concentração em frente à indústria ocorreu no início da manhã, após o horário de entrada do primeiro turno. Não houve confusão e aqueles que não quiseram aderir à greve não sofreram represálias, afirma o sindicalista. A paralisação também teria sido grande entre os funcionários que entrariam para o segundo turno do dia, às 14h. Com a paralisação da maioria dos funcionários, a linha de produção também parou, diz Santos.

A equiparação em três faixas salariais é uma das reivindicações. Segundo o presidente do sindicato, há diferenças de salários para funcionários dentro da mesma faixa e até com a mesma função. O piso é de R$ 1.170. Na negociação, a empresa ofereceu reajuste de 5% para a faixa salarial intermediária, diz o sindicalista. O dissídio ainda será negociado numa próxima rodada de reuniões e é previsto para novembro.

O sindicato também quer a redução do desconto do plano de saúde na folha de pagamento, que chega a R$ 250, dependendo do número de dependentes e consultas médicas; e melhoria no transporte, com ônibus a ser fornecido pela empresa para buscar e levar os funcionários. De acordo com Santos, a maioria mora em Sorocaba e Votorantim, em bairros distantes. Apesar de receberem o vale-transporte, há problemas em dias de chuva, nos turnos que se encerram à noite e nos feriados, principalmente pela falta de linhas nesses dias e horários.

Acordo

“No turno que termina às 22h35, o funcionário tem que deixar às pressas do seu posto de trabalho para não perder o ônibus, que sai cinco minutos depois. Tem que correr e não tem tempo nem de se limpar”, descreve o presidente do sindicato. A empresa atendeu parcialmente a reivindicação, dispondo-se a colocar ônibus próprio nos feriados e nas saídas à noite, conforme o sindicato. A mesa de negociação marcada para hoje pode pôr fim à greve. Santos acredita que possa-se chegar a um acordo.

A reportagem entrou em contato com a empresa Dixie Toga ontem à tarde, que enviou nota sobre a greve, mas não se manifestou sobre as reivindicações. A nota completa é a seguinte: “A Dixie Toga informa que tem ouvido as reivindicações dos colaboradores e apresentado diversas propostas dentro do que é possível de ser realizado. A empresa respeita o direito de greve dos trabalhadores e se esforçou ao máximo para tentar atender aos pedidos de acordo com as perspectivas possíveis, para evitar uma paralisação. Amanhã (hoje), às 13h, representantes da Dixie Toga participarão de uma mesa redonda com representantes do sindicato para discutir o assunto.”

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/494549/trabalhadores-da-dixie-toga-entram-em-greve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string ajebzu to the field below: