Sindiquímicos homenageia as mulheres pelo seu dia

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos, por meio do departamento da Mulher/Social, celebrou o Dia Internacional da Mulher comemorado de 7 a 9  de março em  Seminário realizado em sua Colônia de Férias em Caraguatatuba.

O evento organizado pelas diretoras do departamento da Mulher, Vilma Pereira Pardinho, Neusa Maria Marques e Eliana Aparecida Cardoso dos Santos, teve a adesão de trabalhadoras do setor e sócias voluntárias e contou com palestras sobre Convenção Coletiva de Trabalho – CCT,  a participação da mulher na sociedade e na política, bem-estar, saúde, direito e deveres e outras discussões pertinentes ao dia a dia das mulheres.

Ao dar as boas vindas a todos os participantes no Seminário neste 8 de março, a diretora Vilma Pereira Pardinho reiterou a importância do papel da mulher na sociedade e agradeceu o engajamento das trabalhadoras e sócias e o empenho e incentivo que é dado pela diretoria do Sindiquímicos, representada  no evento por seu presidente, Antonio Silvan Oliveira e os diretores,  Antonio Cortez Morais e  João Pedro Pereira Neto  para a realização do evento que integra o calendário oficial da entidade. “Destaco a importância da participação feminina no movimento sindical com composições e contribuições sociais e econômicas no dia a dia de todas as trabalhadoras”, falou Vilma.

“Reitero a importante participação das mulheres na família, na sociedade e na comunidade. Conclamo a todas a  participação de todas vocês na política, pois é pelo  movimento político e social que saem todas as decisões que chegam às famílias, as suas casas e tem reflexo na sociedade. Vivemos um fato histórico no momento em comemoramos o dia da mulher em um país governado por uma. Salientamos a importante participação de mulheres na criação de oficinas para discutir temas e pautas de abrangência municipal,  estadual e nacional o que aumenta o entrosamento  entre todos para que possamos trazer novos direcionamentos”, disse Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

“Registro aqui com tristeza que a Lei Maria da Penha, instrumento importante de defesa dos direitos e respeito à mulher, não esteja sendo respeitado e que as mulheres ainda não se sentem amparadas e seguras. Que deste encontro saia um manifesto contra a indiferença no cumprimento da Lei Maria da Penha. Que todas possam aproveitar bastante este momento e que ele sirva de plataforma para mudanças que beneficiem as mulheres”, salientou Silvan.

Neusa Maria Marques proferiu palavras de incentivo às mulheres. “Vamos lutar para mais conquistas e vitórias dentro e fora do ambiente de trabalho. Parabéns a todas nós por nosso dia”, disse.

Eliana Aparecida Cardoso dos Santos enalteceu a informação como importante ferramenta para a mulher trabalhadora. “Em meio as negociações da CCT do setor Farmacêutico peço a todas vocês que mantenham-se informadas e em consonância com a entidade sindical”, falou.

João Pedro Pereira Neto parabenizou o departamento da Mulher por mais este evento de sucesso e pela iniciativa em discutir assuntos pertinentes ao dia a dia das trabalhadoras  e pela iniciativa em discutir a CCT.

Cortez fez um breve relato sobre os anos de luta das mulheres desde seu início e  ressaltou a luta da mulher atual que refletirá  nas próximas ações proporcionando conquistas ainda mais importantes e parabenizou todas as mulheres pelo seu dia.

A advogada do Sindiquímicos, Dra. Maria José Freitas de Aguiar, falou sobre a CCT, sua importância e elaboração e respondeu perguntas sobre os direitos das trabalhadoras.

Em sua fala, Maria Nalva Gama, coordenadora do departamento da mulher da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de    Jaguariúna, enfatizou a necessidade de uma ação mais firme das mulheres nas urnas e n a luta contra a violência a mulher. “Temos que estar atentos para verificar quais os candidatos e candidatas que estão lutando pelos direitos das mulheres, porque só assim, com a aprovação de Leis, é que teremos mudanças concretas”.

Também no evento, as trabalhadoras participaram de dinâmicas que possibilitaram a contribuição de cláusulas sociais e econômicas que podem integrar a CCT dos Químicos deste ano e dos Farmacêuticos no próximo ano.

O evento contou com o apoio da CNTQ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string 7L5yDy to the field below: