Sindiquímicos Guarulhos no Dia Internacional de Prevenção à Ler/Dort

LERDORT27FEV2015 (2)
Equipe da CNTQ e Sindiquímicos Guarulhos

No Dia Internacional de Prevenção à LER/DORT, celebrado no dia 28 de fevereiro, entidades sindicais de Guarulhos (SP) em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Regional Guarulhos, se mobilizaram. Atualmente, essa doença representa mais de 45% dos benefícios previdenciários concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no afastamento de trabalhadores jovens, no auge da capacidade produtiva.

Para alertar trabalhadores e população a respeito da prevenção de doenças osteomusculares (LER/Dort) relacionadas ao trabalho, o Sindiquímicos Guarulhos e CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico) participaram desta ação educativa.

Durante o período da manhã (27 de fevereiro), na região central de Guarulhos (SP), os sindicalistas deram esclarecimentos sobre questões médicas, jurídicas e trabalhistas a respeito de acidentes de trabalho e relativo a LER/Dort. Foi distribuído material educativo a respeito deste assunto.

Segundo Antonio Cortez Morais, diretor do departamento de Previdência do Sindiquímicos Guarulhos, da Força Sindical/SP e da CNTQ, é preciso sensibilizar o empregado e empregadores no ambiente de trabalho. “Alertar para o zelo com a saúde e ficar atento quanto às tarefas e prevenção, diagnóstico e tratamento”, disse.

Atividade Ocupacional

LERDORT27FEV2015
Diretor licenciado Nelson Agostinho de Oliveira ,Nelsão, entregando material a respeito da LER/Dort

Na avaliação dele, é importante a unidade de ação sindical. “O setor químico se mobiliza em nível nacional para tratar da saúde do trabalhador com melhores condições no ambiente de trabalho e qualidade de vida”, ressaltou. Para a fisioterapeuta do Cerest, Elaine de Paula, a divulgação é essencial na divulgação dessa doença, pois é preciso chegar até os profissionais da área da saúde que negligenciam os sintomas da LER/Dort. “Muitos médicos não reconhecem a doença como causa de uma atividade ocupacional”, afirmou.

Na avaliação do diretor do Stap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública), Ricardo da Silva, fazer parte deste grupo, propondo reflexão a respeito da LER/Dort, revela a maturidade das centrais sindicais que se preocupam com a saúde do trabalhador. De acordo com o diretor de Saúde, do Sincoverg (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos, Metropolitanos e Intermunicipais de Guarulhos), Ramiro Cristiano da Silva, essa atividade já se incorporou ao calendário da cidade. “Estamos falando da realidade e dos cuidados que o empregado precisa ter no local onde trabalha”, explicou.

Sociais e Trabalhistas

LERDORT27FEV2015 (1)
Paulla Roberta, do Sindiquímicos Guarulhos, reforçando o trabalho de conscientização sobre a LER/Dort

A mesma preocupação tem o diretor de Saúde e Segurança, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Elenildo Queiróz, reconhecendo a importância da conscientização das empresas na obtenção de excelentes resultados junto ao funcionário. “O empregador precisa entender que o custo social com afastamentos e doenças  é dele, e cabe à empresa tomar as providências que o trabalhador tenha mais saúde”, finalizou.

A advogada trabalhista e previdenciária, Keila Zibordi Moraes Carvalho, parceira voluntária do Sindiquímicos neste evento, enfatizou que o advogado deve ser consultado quando aparecem os sintomas dessa doença, para o funcionário obter garantias sociais e trabalhistas, como reparação por danos físicos e estéticos.

A advogada Tassia Carneiro, do Stap, esteve fazendo atendimento jurídico nesse evento. O Sindicato dos Frentistas de Guarulhos participou também desta ação sindical. (Troad Comunicação/Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string AMfR0X to the field below: