Sindicato dos Químicos de Itapetininga promove encontro de cipeiros

 

DSC_0322 No dia 2 de julho o Sindicato dos Químicos de Itapetininga realizou Encontro de Cipeiros, com participação de diversos dirigentes sindicais da região e trabalhadores. Para o diretor do departamento de Saúde e Segurança no Trabalho, Gustavo Yuri Gonçalves, o evento teve a participação de oito empresas da base. “Muitas pessoas assistiram quatro importantes palestras (Caldeiras e Vasos de Pressão e Tubulações; Bancos de Dados dos Acidentes de Trabalho no setor Químico de Itapetininga e Região; A Cipa como Espaço de Luta por Saúde e Segurança; Papel e Ações do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador) superando nossas expectativas”, disse.

11012420_971612629545659_171980520712199498_n “As nossas pautas para debate é apresentar dados a respeito de acidentes de trabalho. Eles ocorrem por falta de dispositivo de segurança na máquina, ambiente inadequado e falta de capacitação”, disse o palestrante João Donizeti Scaboli, coordenador do departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Est. de SP).

Segundo ele, o governo gasta bilhões com esse tipo de acidente, através do ministério da Saúde, por meio do SUS (Serviço Único de Saúde), Previdência Social que precisa conceder o auxílio-doença, e diligências do ministério do Trabalho para visitar empresas que desrespeitam a segurança dos funcionários e a própria sociedade. “O dinheiro gasto quando alguém se acidenta poderia acabar utilizado para outros fins”, explicou.

No evento, Scaboli destacou que este tipo de problema acontece por falta de plano de ação, ausência de EPI (equipamento de proteção individual), proteção necessária, falha de gestão. “Atualmente o acidente não é mais ato inseguro, pois já banido, como destacamos na 3ᵃ Conferência de Saúde”, disse.

O objetivo do encontro é a troca de informações e experiência com cipeiros e integrantes do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) “O foco é procurar mecanismos para que não aconteçam acidentes e doenças profissionais, além de falarmos da pressão no ambiente de trabalho, que pode provocar doença no funcionário”, disse.

Nota

Sesmt

O Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é uma equipe de profissionais de saúde, dentro das empresas, para proteger a integridade física dos trabalhadores. Foi estabelecido no artigo 162 da CLT, regulamentado pela NR 04. O Sesmt alerta e instrui funcionários sobre aparecimento de novas doenças e evitar ocorrências de acidentes na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string b4uj05 to the field below: