Mobilização dos Borracheiros pelos direitos dos trabalhadores da Michelin

Michelin-rj (1)O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Rio de Janeiro (STIABERJ) vem mobilizando os funcionários da Michelin, no município de Itatiaia, em protesto contra a proposta patronal para a renovação do acordo de turno.

Diversas manifestações foram realizadas, até mesmo junto à porta da empresa, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, em defesa dos direitos dos trabalhadores da empresa. Frente a uma série de pressões, por parte da direção empresa, onde a mesma chegou até mesmo a pressionar os trabalhadores para aderir a um abaixo assinado, em que estariam de acordo com uma  proposta de abono de R$ 4.000,00 para trabalharem 8h por turno, O STIABERJ recebeu denúncias de que os trabalhadores vêm sendo ameaçados para, supostamente, “concordarem com a proposta da empresa e assinarem um “manifesto” referente a questão.

O sindicato esta propondo para a empresa o valor do abono de R$ 8.500,00 na vigência dos 36 meses de acordo.

“Isso é uma vergonha para uma empresa multinacional, que vem recorrendo ao jogo baixo, sujo, para fazer valer o que quer, mesmo contra a vontade dos trabalhadores. Ninguém vai me calar na marra! Vamos até o fim dessa luta, porque com o direito do trabalhador não se brinca. Se tivermos que fazer greve, faremos, mas vamos buscar cada centavo devido em horas extras, porque o acordo expirou em 31 de dezembro do ano passado e ninguém vai trabalhar de graça para o patrão”, afirmou o presidente do STIABERJ André Luiz da Silva Rocha, para depois agradecer o apoio dos funcionários da Michelin.

Segundo Da Silva, a categoria se encontra mobilizada em defesa de suas reivindicações e, caso  a empresa não apresente nova base para o abono, a Michelin terá que voltar a cumprir a carga horária de 36 horas semanais, como manda a legislação, o que significa turno de 6h, e compensar as horas extras trabalhadas pelos funcionários até o presente momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string w7JKsI to the field below: