Redução dos Juros e dos Direitos

fevereiro 10, 2018 No Comments »
Redução dos Juros e dos Direitos

O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu no dia 7 de fevereiro mais uma vez o valor da taxa básica de juros (Selic), neste décimo primeiro corte seguido, o valor chegou a 6,75%, menor valor da taxa desde 1986.

O governo divulgou que este corte é motivo para comemorar, porém, o trabalhador não tem muito o que comemorar, já que para ele, as coisas apenas vêm aumentando, IPTU, transporte, combustível, gás de cozinha, alimento, luz e demais serviços e impostos, somente o salário do trabalhador é o que não aumenta.

Por outro lado, o lucro dos grandes bancos também vem aumentando cada vez mais, no ano passado a taxa média cobrada em operações de crédito foi de 25,6% ao ano, já a taxa do rotativo do cartão de crédito chegou a 334,6% ao ano e a do cheque especial 323% ao ano.

Neste cenário em que os juros básicos chegaram a um nível historicamente baixo e que os juros bancários continuam elevados, as pequenas e médias empresas acabam tendo dificuldade para investir na produção e mão de obra, uma vez que o valor que elas terão que devolver será muito maior do que o lucro que elas poderão ter. Nesta situação quem acaba prejudicado é o trabalhador, que fica com salário atrasado, tem corte de benefícios e muitas vezes acaba sendo demitido.

Porém, o ano está apenas no começo, ainda vamos ver muita coisa acontecer, principalmente neste momento em que a reforma trabalhista que já foi aprovada vem tendo várias discussões sobre sua legalidade e a reforma da previdência vem tendo muitas mudanças a fim de ser aprovada, este é o momento de cobrar os Deputados, Senadores e Governadores, para que tomem providencias para impedir esse desmonte dos direitos dos trabalhadores, uma vez em que muitos deles estarão se candidatando para reeleição.

Views All Time

Views All Time
464
Views Today

Views Today
1