Redução dos Juros e dos Direitos

O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu no dia 7 de fevereiro mais uma vez o valor da taxa básica de juros (Selic), neste décimo primeiro corte seguido, o valor chegou a 6,75%, menor valor da taxa desde 1986.

O governo divulgou que este corte é motivo para comemorar, porém, o trabalhador não tem muito o que comemorar, já que para ele, as coisas apenas vêm aumentando, IPTU, transporte, combustível, gás de cozinha, alimento, luz e demais serviços e impostos, somente o salário do trabalhador é o que não aumenta.

Por outro lado, o lucro dos grandes bancos também vem aumentando cada vez mais, no ano passado a taxa média cobrada em operações de crédito foi de 25,6% ao ano, já a taxa do rotativo do cartão de crédito chegou a 334,6% ao ano e a do cheque especial 323% ao ano.

Neste cenário em que os juros básicos chegaram a um nível historicamente baixo e que os juros bancários continuam elevados, as pequenas e médias empresas acabam tendo dificuldade para investir na produção e mão de obra, uma vez que o valor que elas terão que devolver será muito maior do que o lucro que elas poderão ter. Nesta situação quem acaba prejudicado é o trabalhador, que fica com salário atrasado, tem corte de benefícios e muitas vezes acaba sendo demitido.

Porém, o ano está apenas no começo, ainda vamos ver muita coisa acontecer, principalmente neste momento em que a reforma trabalhista que já foi aprovada vem tendo várias discussões sobre sua legalidade e a reforma da previdência vem tendo muitas mudanças a fim de ser aprovada, este é o momento de cobrar os Deputados, Senadores e Governadores, para que tomem providencias para impedir esse desmonte dos direitos dos trabalhadores, uma vez em que muitos deles estarão se candidatando para reeleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string 5TpjXb to the field below: