Outubro Rosa e Novembro Azul: Nossa luta pela Informação e Prevenção sobre o Câncer da Mama e da Próstata

lauraMulheres e homens lidam com diferentes situações e preocupações quando o assunto é saúde, entretanto, quando se trata de prevenção, o cuidado e a atenção devem ser os mesmos. Por isso, duas campanhas – que, na prática, atualmente, são uma só – estão ocupando um espaço importante em nosso dia a dia: estamos falando do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

Respectivamente, ambas as campanhas conscientizam para a prevenção do câncer de mama e de próstata, duas doenças que mais matam no Brasil e no mundo.

No mundo todo, o movimento “Outubro Rosa” acontece em prol da saúde de homens e mulheres, afinal, o homem também possui glândulas mamárias e devem se prevenir. O nome da campanha remete ao laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula o engajamento de toda a população, além do apoio de empresas, ONGs, instituições sociais e movimento sindical.

Já o “Novembro Azul”, apesar do alcance mundial, é um movimento nacional que tem como objetivo conscientizar o homem sobre os riscos do câncer de próstata, intensificando a mobilização da população.

Vale lembrar que o câncer tem cura! E para isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são importantíssimos. Pensando nisso, em 2012, a FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados aderiram a causa e encamparam o Outubro Rosa. No ano seguinte, abraçaram também o Novembro Azul, organizando ações, panfletagens em frente às fábricas e apoiando iniciativas de conscientização sobre a importância dos exames preventivos.

Agora, damos um importante passo, unificando as duas campanhas em uma única frente de luta para garantir saúde e dignidade a todas as mulheres e homens. Com o objetivo maior de informar, conscientizar e mobilizar toda a sociedade para esse alerta, também trazemos a tona a necessidade de discutir a efetividade das políticas públicas de saúde no país.

Sendo assim, no intuito de fortalecer as ações que já são desenvolvidas e reforçar o apelo às empresas, entidades e demais órgãos de saúde, vamos reforçar a divulgação de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata salvam vidas. A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados, com o apoio da Força Sindical, CNTQ e IndustriALL estão nessa luta pela informação e prevenção. Fiquem atentos e orientem-se através de nossas páginas nas redes sociais e nos informativos impressos. Venha e também participe dessas Campanhas!

Laura dos Santos,

Coordenadora do Departamento da Mulher da FEQUIMFAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string LgrQb4 to the field below: