Nossas Luta

Fundada em 2006, nossa Confederação, foi idealizada por dirigentes e lideranças do ramo químico, e alcançou a sua plenitude referendada por  sua luta junto à base.

Os princípios que deram a origem à CNTQ foram o de organização, união e representatividade das entidades sindicais do ramo químico, na luta por mais conquistas e em defesa dos direitos dos trabalhadores dos segmentos de atividade econômica do ramo químico em todo o País.

Nesses anos de existência nossa Confederação conseguiu realizar e promover uma série de eventos, oficinas, cursos de formação de dirigente, negociação coletiva e atividades voltadas exclusivamente para os dirigentes do setor.

Realizamos o 1º encontro Nacional do Setor Sucroalcooleiro, Seminários do Setor de Gases Industriais e Medicinais, Seminários de Certificações de Qualidade em São Paulo e Caraguatatuba, Nanotecnologia na cidade de Praia Grande SP e na cidade de Itapema, em santa Catarina, na região Sul,   e 1º Seminário Nacional dos Trabalhadores do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas, além de Oficinas de Capacitação de Dirigentes Sindicais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, Oficina de Formação Política e Sindical em Uberaba MG.

Apoiamos os Encontros de CIPA e SESMT do Setor Químico, realizados pela FEQUIMFAR na colônia dos Comerciários em Praia Grande SP.

Demos início à instalação de Redes Nacionais de Trabalhadores dos Grupos Tigre, Dixie Toga, Bunge e Air Liquide White Martins.

Em todo esse período, sempre apoiamos e estivemos presente em diversas greves, paralisações e campanhas salariais e paralelamente a todo esse processo, idealizamos e realizamos com muito empenho e satisfação, diversas campanhas, manifestações e mobilizações em defesa da Redução da Jornada para 40 horas Semanais sem Perdas Salariais, pela correção da tabela do imposto de renda, pela ratificação da Convenção 158 da OIT.

Lutamos pelo reajuste do salário mínimo e a valorização das pensões e aposentadorias, pelo acesso gratuito a medicamentos para os trabalhadores do setor farmacêutico, pela valorização e reajuste dos salários, pela valorização da PLR e por mais saúde segurança para todos trabalhadores químicos.

Fomos convidados, participamos, discutimos e colaboramos em diversas reuniões de interesse maior dos trabalhadores do ramo químico em Brasília, junto ao Congresso nacional, com ministros e autoridades.

Além disso, apoiamos diversas causas, projetos e ações de cunho social como o Projeto Verão sem Aids, festas e comemorações ao 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, ações pastorais em missas, cultos, campanhas e procissões,  Campanhas de Alimentos e Agasalhos.

Estivemos presente nas edições do Fórum Mundial Social, realizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

E em todos os anos, no mês de fevereiro participamos dos eventos relacionados ao Dia Internacional de prevenção às LER e DORT, promovidos pelo Sindicato dos Químicos de Guarulhos.

Estivemos presente no 1º Encontro do ramo Químico, realizado na cidade de Matinhos no Paraná. E demos o nosso apoio a realização do Seminário Saúde e Trabalho em Juiz de Fora MG.

A CNTQ também participou das diversas comemorações em memória as vitimas de acidente de trabalho, o 28 de abril e do 19º Encontro de Cipeiros, promovidos por nossas entidades filiadas.

Todos os anos realizamos nossa Jornada Jurídica, sempre com a presença de dirigentes sindicais, advogados, representantes do MTE, Ministério Publico do Trabalho, Juizes e juristas de todo Brasil.

Nossas lideranças também marcaram presença na CONCLAT, Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em junho de 2010, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, capital.

Apoiamos a luta do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, para que a Convenção Coletiva dos Trabalhadores da FURP fosse cumprida de forma integral.

Em agosto de 2010 foi realizado o 2º Congresso da CNTQ, no auditório da Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, evento que referendou nossas bandeiras de luta para os próximos anos.

Temos certeza e consciência de que nossas ações e atividades irão continuar interruptamente nos próximos anos.

A CNTQ encontra-se estruturada e apta a atender os anseios e lutar pelas reivindicações e necessidades de nossas entidades filiadas, sempre em defesa do operariado do ramo químico e de toda a sociedade.

Antônio Silvan Oliveira – Presidente da CNTQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string mMJYJv to the field below: