Justiça do Trabalho atende reivindicação do Sima de Araxá

Vicente Matos
Vicente Matos – Presidente SIMA

No final de abril, a Justiça do Trabalho, em Araxá (MG), atendeu a reivindicação do Sima (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e de Minerais não Metálicos, Indústrias Químicas e de Fertilizantes de Araxá e Região) em restabelecer o acordo coletivo assinado com a Vale Fertilizantes no item relativo a turno de trabalho, com validade até 2016.

Segundo o presidente da entidade, , o processo foi movido contra a Vale Fertilizantes para que a empresa volte a cumprir o acordo coletivo relativo ao turno de trabalho, que teria validade até 2016, mas foi rompido pelo empregador. “Ela unilateralmente alterou o regime de trabalho dos empregados de turnos ininterruptos de revezamento, implantando novo regime, rompendo acordo feito com o sindicato”, disse.

Vicente destaca que o Ministério Público do Trabalho, após intermediar rodada de conciliação em 9 de abril deste ano, manifestou-se favorável à concessão dessa liminar. A decisão da Justiça do Trabalho deverá ser cumprida no prazo de dez, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00, limitada a 30 dias.

Na avaliação do presidente da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira, foi importante a luta de outros sindicatos apoiando os companheiros de Araxá. “A presença da CNTQ e das demais entidades sindicais revelam que a união é de extrema importância para garantir direitos conquistados pelos trabalhadores”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string LIR05u to the field below: