Juros vai provocar mais desemprego

Antonio-Silvan
Antonio Silvan Oliveira – presidente CNTQ

Como já havia previsto, a alta crescente dos juros (atualmente em 12.75%) é a causa direta da elevação da inflação. Porque em vez de combater, eles contribuem para a inflação subir mais.

As conseqüências dessa decisão são sentidas neste 1° trimestre, ajudando aumentar a taxa do desemprego, as crescentes dificuldades na obtenção de crédito, que por sua vez prejudicam a indústria, geradoras de postos de trabalho.

Para complicar a situação, o Copom (Comitê de Política Monetária) avisou o mercado de que a tendência daqui para frente é jogar a Selic mais alto. A minha percepção é de que teremos um 2° semestre pior. Resumindo: o ano de 2015 para economia não será bom.

Outro complicador é a crise política. Mesmo assim vamos nos mobilizar para pressionar tanto o Executivo quanto o Legislativo pela manutenção de nossas conquistas. Porque vejo com preocupação o Projeto de Lei 4330/2004 que trata da terceirização.

Num passado não muito distante, algumas empresas resolveram terceirizar parte de seus negócios, como redução de custos. Hoje optaram pela volta do modelo antigo. Infelizmente alguns maus intencionados acreditaram que precarizando as condições de trabalho estariam lucrando. Erraram.

Determinadas empresas precisam entender que os seus funcionários precisam de condições para consumir. Ao retirar direitos, elas partem para o lado ruim do negócio, que direta ou indiretamente irá afetá-las futuramente.

*Antonio Silvan Oliveira é presidente da CNTQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string 4hE86m to the field below: