Encontro dos Sindicatos de Trabalhadores da Vale Fertilizantes

Nos dias 19 e 20 de março, foi realizado o encontro internacional de dirigentes sindicais que possuem na sua base trabalhadores da Vale Fertilizantes. O evento foi realizado na Colônia de Férias da FEQUIMFAR na Praia Grande e recebeu dirigentes da IndustriALL para a America do Sul e representantes das bases sindicais do Peru e do Brasil.

Participaram do encontro representantes das entidades: Dieese, Solidarity Center, AFL CIO, IndustriALL, FEQUIMFAR e CNTQ

A mesa de abertura contou com a presença de Jana Silverman, da AFL-CIO, Marino Vani, da IndustriALL, e do coordenador da SNQ e presidente do STI Baixada Santista, Herbert Passos Filho. Passos deu início ao encontro fazendo um panorama social e trabalhista da Vale no Brasil e no mundo.

“No primeiro dia, tivemos a apresentação de relatórios individuais e apresentação de problemas que percebemos serem, senão iguais, muito parecidos nas unidades da Vale em diferentes países”, explicou o dirigentes.

Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ, declarou total apoio no processo de implantação da rede de trabalhadores do setor de fertilizantes.

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR, marcou presença no encerramento do encontro, e falou da importância de fortalecer a unidade de ação sindical para avançar ainda mais nas conquistas.

Maria das Graças Batista Carriconde, secretaria de formação profissional e sindical da CNTQ e presidente do Sindicato dos Químicos de Uberaba e Região,“Nesse último encontro internacional de dirigentes sindicais em defesa dos funcionários da Vale, referendamos toda a nossa luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo industrial químico,  junto às atividades e iniciativas da CNTQ,  por uma maior amplitude e a continuidade de negociações e discussões nos grupos de empresas e segmentos de categorias, por mais conquistas e valorização dos ganhos sociais e trabalhistas”.

O encontro terminou com criação de uma rede de trabalhadores que será coordenada pelos companheiros e com apoio das organizações nacionais e internacionais.

Confira alguns pontos que ficaram acertados neste encontro:

Plano Estratégico:

Poder sindical: contrato coletivos setoriais nacionais, aumentar filiação, aumentar participação de jovens e mulheres ( gênero e raça)

Enfrentamento do Capital Global: construção de propostas a nível global, entender os investimentos que a empresa fará nos próximos 10 anos.
Defesa de nossos direitos
Combater o trabalho precário

Procurar ampliar a sustentabilidade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string vERo0K to the field below: