Conferência IndustriALL Mundo Feminino – “Para frente sempre – para trás nunca”

A conferência que ocorreu de 14 a 16 setembro, foi marcada por sua inclusividade – 86 mulheres foram capazes de participar dos debates que tiveram lugar ao longo de dois dias.

Em um resultado importante, a conferência aprovou por unanimidade uma resolução para aumentar a percentagem de mulheres na liderança lndustriALL 30-40 por cento.

A proposta será levado ao Congresso da IndustriALL no Rio em 2016 para inclusão nos estatutos da IndustriALL.

“Aqui não se trata apenas de uma questão de meros números, mas de transformar estruturas. Se o movimento sindical está a ser transformado, em seguida, as mulheres precisam de ser incentivados a aderir aos sindicatos, e este será mais provável se as estruturas refletem os membros que devem ser atraídos “, diz a resolução.

“Os homens e mulheres que trabalham em conjunto para organizar são mais bem sucedidos do que os homens que trabalham sozinhos”, disse o secretário-geral IndustriALL, Jyrki Raina, que aprovou a resolução para uma quota de 40 por cento.

A cerimónia inaugural contou com discursos de figuras-chave do governo austríaco, incluindo o presidente da Áustria, Heinz Fischer Dr.. O Presidente retomou o tema chave da conferência para acabar com a violência contra as mulheres. Como a Áustria está posicionado no coração da crise dos refugiados sírios na Europa, ele disse que a maioria das mulheres que escapam do conflito dizem que a ameaça de violência sexual é uma das razões porque que fogem do seu país.

“Todos os países têm boas leis, mas as leis e a realidade são duas coisas diferentes, até mesmo na Áustria. Os sindicatos e os parceiros sociais podem fazer bons acordos para melhorar a legislação ou para preencher um vácuo; tal como vimos com o Bangladesh Accord em que o acordo é salvar vidas “, disse o secretário-geral adjunto IndustriALL Monika Kemperle.

Pare a violência contra as mulheres!

A conferência aprovou uma nova campanha IndustriALL para parar a violência contra as mulheres. As participantes da conferência solicitaram que a questão deva ser um tema permanente da obra de IndustriALL. Sindicatos afiliados serão incentivados a incluir o problema em redes e enfrentá-lo na negociação colectiva.

Algumas participantes da conferência contaram histórias interessantes sobre a sua luta pelos direitos maternidade. Apenas 28 por cento das mulheres do mundo são beneficiadas da licença maternidade paga, de acordo com as Nações Unidas.

Temas da conferência, saúde da mulher e da proteção da maternidade, são parte integrante de outras áreas do programa de IndustriALL, em particular o trabalho precário. Os sindicatos foram lembrados para tomar as ruas em 7 de Outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Decente.

Conferência aprovou uma Carta Igualdade e um papel na sustentabilidade e mulheres. A Carta Igualdade descreve as demandas das mulheres e descreve medidas concretas para alcançá-los.

As eleições no dia três confirmados Christine Olivier de NUMSA, África do Sul e Gwenne Farrell do COPE, Canadá, como co-presidentes do comitê das mulheres. No Congresso 2016, o comitê das mulheres vai introduzir um sistema em que os co-presidentes será girada de acordo com a região. Os primeiros co-presidentes a partir de 2016 será da América Latina e Ásia / Pacífico.

“A conferência realmente me inspirou e nos mostrou a realidade de outras regiões e os problemas que eles têm. Ele nos deu mais força e mais poder. Estou saindo com mais energia e mais idéias”, disse Diana Junquera de FITAG- UGT em Espanha.

Olhando para a frente, IndustriALL precisa ampliar a participação entre os jovens mulheres trabalhadoras, como um meio de fortalecer a organização. Este era um objetivo apoiado por vários oradores na conferência de jovens.

“Eu nunca vi mulheres tão unidos para enfrentar as lutas que as mulheres enfrentam em uma base diária. Ficou claro que as lutas das mulheres de todo o mundo são as mesmas e, portanto, devemos continuar com a solidariedade e a unidade que vimos na conferência no futuro “, disse Christine Olivier, presidente do comitê das mulheres.

Estavam presentes representando o Ramo Químico: Elizabeth Soares de Melo – Secretária da mulher da CNTQ, Maria Nalva Vieira Gama – Presidente do STI Jaguariúna, Maria Auxiliadora – Presidente STI Brinquedos, Cristina Rodrigues Cavalcante Rocha – Diretora do STI Brinquedos, Vilma Pereira Pardinho – Diretora do Depto da Mulher do Sindiquímicos Guarulhos e Laura dos Santos, diretora do STI Itapetininga.

Link do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string SZnqWe to the field below: