Comunicado da CNTQ sobre as Manifestações contra o aumento das Tarifas de Ônibus

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ vem a público manifestar apoio às manifestações ocorridas recentemente em nosso país em protesto contra o aumento das tarifas do transporte público e em relação às dificuldades enfrentadas pela grande maioria da população, no direito a saúde, educação e qualidade de vida, e repudiar os atos de vandalismo e os excessos cometidos, por uma minoria, durante as passeatas.

Destacamos que este é um momento muito importante para nação e o diálogo se faz cada vez mais necessário, bem como a discussão da melhoria da qualidade do serviço oferecido a população que passa também pela análise e critério do sistema de transporte adotado.

Na questão da redução da tarifa não podemos esperar que esta aconteça somente por meio das isenções tributárias e fiscais, a margem de lucro destas empresas de transporte precisam vir à pauta, de forma a dar legitimidade e representação as Comissões e Conselhos Municipais e Estaduais que, com força de lei, podem e devem contribuir, fiscalizar e propor ações que melhorem as condições destes serviços oferecidos.

Este é o momento de união e força em que a população municia os poderes municipal, estadual e federal para que o país seja repensado, afinal todos os âmbitos de nossa sociedade, e os poderes executivo, legislativo e judiciário estão ai incluídos, precisam atuar de forma democrática, independente, mas com comprometimento com a nação de forma a propor melhorias em suas condições de vida e de trabalho, por meio do desenvolvimento social e econômico.

E iniciar esta discussão pela mobilidade urbana, sendo este um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias, é um grande avanço, mas o Brasil precisa abrir outras linhas de discussões e propor novas medidas.

Que todos nós, brasileiros cientes de nosso poder de mobilização, –  tendo como o resultado positivo das manifestações nas ruas a revogação do valor da passagem em várias capitais, possamos trazer à pauta todos os problemas e propor soluções para tornar o Brasil um gigante em potencial na produção, no trabalho decente e na qualidade de vida, enfim, em todos os âmbitos da sociedade.

Que o descontentamento mostrado na mobilização social se mantenha nas ruas e também seja levado às urnas em 2014, a fim de se propor as mudanças necessárias por um país justo e de igual oportunidade a todos.

 
Antonio Silvan Oliveira – Presidente da CNTQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string FyN5dS to the field below: