Começa hoje (26) 5º Encontro Estadual de Cipa e Sesmt dos Setores Químicos

Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

Começou hoje e vai até amanhã (27), em Praia Grande (SP), na Colônia de Férias dos Metalúrgicos, o 5º Encontro Estadual de Cipa e Sesmt dos setores químicos. O evento é realizado pela Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Est. de São Paulo), apoio de sindicatos filiados, Força Sindical, SNQ (Secretaria Nacional dos Químicos), CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes do Trabalho).

Segundo o presidente da Fequimfar e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, este evento é importante por causa de várias ameaças aos direitos trabalhistas, que ganham força com a concretização do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. “O setor empresarial pressiona o Congresso Nacional pela derrubada da NR/12, mas vamos à luta, porque queremos ambientes de trabalho seguro, sem qualquer retrocesso”, disse.

Para o coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador e membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical, João Donizeti Scaboli, é preciso fortalecer a troca de experiência entre membros da Cipa e Sesmt. Visto que esses dois importantes órgãos não podem apenas cumprir suas funções no papel, mas cobrando medidas de proteção junto ao empregador.

“Esse profissional precisa exercer a função para qual foi eleito. As empresas precisam entender que investimento em segurança do trabalhador acaba saindo mais barato do que pagamento de indenização, provocado por acidente”, disse.

Quanto às ameaças de retirada da NR/12, Scaboli argumenta ser um retrocesso na proteção à vida no chão de fábrica. “Infelizmente existem patrões que preferem o funcionário acidentado fatalmente, do que investir na proteção, economizando dinheiro em possível desembolso de indenização”, criticou.

O presidente do Sindiquímicos Guarulhos e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira, ressaltou a importância deste 5º Encontro Estadual de Cipa e Sesmt dos setores químicos. “É bom porque visa a integridade física dos trabalhadores e principalmente da vida”, disse.

Estão presentes ao evento para palestras  uma desembargadora da 5º região (SP), um promotor da 15ª região (Campinas), representantes dos ministros da Saúde e do Trabalho, além de membro da OAB/SP e profissionais do Dieese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string PVWSJW to the field below: