CNTQ faz primeira reunião para discutir PLR unificada em nível nacional na Heringer

A reunião aconteceu na sede da Fequimfar, em São Paulo, no dia 26 de janeiro deste ano

Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

No dia 26 de janeiro, diversos sindicatos dos químicos filiados à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico)  estiveram reunidos na sede da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Est. de SP), em São Paulo,  visando o primeiro encontro com a diretoria da Heringer que pode ser em 23 de fevereiro ou 1º de março para iniciar as negociações da PLR em nível nacional com a empresa.

Segundo o presidente da CNTQ e do Sindiquímicos Guarulhos, Antonio Silvan Oliveira, serão escolhidos dois membros do sindicato (um titular e outro suplente) que participarão dessa negociação. “Cada sindicato filiado à CNTQ terá sua própria logística, avisando nas portas das fábricas da Heringer que a negociação da PLR a partir deste ano de 2016 será unificada”, disse.

Estiveram presentes a presidente do Stiquifar de Uberaba e secretária de formação sindical da CNTQ, Maria das Graças Batista Carriconde; o presidente do Sindicato Metabase de Catalão (Goiás), Arnando Antunes, o secretário regional Sudeste da CNTQ e vice-presidente do Sindluta de BH, Elienai Coelho; o secretário-geral da CNTQ e presidente do Sintifar de Porto Alegre, Orlando Salvadore; o presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbert Passos, e os diretores Danilo Apipe e Gilson Martins; o presidente do Sindifértil do Rio Grande, Marcos Farias; o presidente do Sindicato dos Químicos de Ipaussu, José Carlos de Paula, acompanhado do diretor Kleber Maurício Mariano.

“O nosso processo de negociação de PLR em nível nacional será semelhante ao aplicado à empresa White Martins em todo o Brasil, visto que a diretoria da Heringer concordou, no dia 30 de novembro, com a proposta construída no Mínistério Público do Trabalho em Campinas – PRT 15ª Região, em 26 de novembro, após ouvir ambas as partes em audiência”, disse Silvan.

O encontro ocorrido em 26 de janeiro, na sede da Fequimfar, em São Paulo, foi para formalizar a unificação da negociação criando a comissão unificada com a participação de todos os sindicatos que tenham fábrica da Heringer em sua base para começo de negociação com a empresa. Como informa a lei, neste processo estarão incluídos o conjunto dos trabalhadores, representantes dos sindicatos, CNTQ e Heringer.

Mobilização

Mobilização na porta da Heringer/Ourinhos (SP) em setembro de 2015

O processo de finalização  desse projeto de negociação passou por diversas mobilizações de trabalhadores nas unidades da Heringer/Ourinhos (SP), em 2015, com assembleia de esclarecimento, em 9 de setembro, a respeito do pagamento da PLR no ano passado. No ato estiveram presentes companheiros vários sindicatos filiados à CNTQ e representantes da Fequimfar.

Também ocorreu assembleia em Camaçari (Bahia) em outra filial da Heringer. Vieram na mesma linha de raciocínio os companheiros do Sindicato dos Químicos de Belo Horizonte (MG). A diretoria do Sindicato dos Químicos do Espírito  Santo manteve a mesma postura. Discussão de PLR foi pauta de assembleia na porta da unidade da Heringer na Baixada Santista., assim como no Rio Grande.

Assembleia na porta da Heringer/Cubatão (SP)
Assembleia na unidade da Heringer/Camaçari (BA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string GqcmIl to the field below: