CNTQ e sindicatos filiados se reúnem com a Vale e reivindicam novo modelo de PLR

Reunião com a direção de RH da Vale com a CNTQ e sindicatos filiados em cujas bases têm unidades da Vale Fertilizantes

Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ

No dia 8 de março, diversos sindicatos que em sua base tem unidade da Vale Fertilizantes, inclusive o sindicato dos químicos da cidade de Lagarto, Sergipe, estiveram reunidos, no Rio de Janeiro, com a diretoria de RH da Vale para apresentar novo modelo de PLR.  Na avaliação do presidente da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico) e do Sindiquímicos Guarulhos, Antonio Silvan Oliveira, algo terá de acontecer após esse encontro.  A proposta, explica Silvan, é criar um novo modelo para PLR, onde os acordos feitos com os setores operacionais, por unidade, tenham 80% no peso total da avaliação de metas, priorizando os resultados de cada unidade de produção.  “ Se a Vale não fizer um processo de entendimento via administrativo, dificilmente descartaremos uma mobilização por parte dos trabalhadores”, disse.

Segundo ele, foi exposto nesta reunião os problemas que atualmente os trabalhadores da Vale Fertilizantes enfrentam com relação à segurança, onde já ocorreram diversos acidentes em 2015 e início de 2016. “Denunciamos, também, a falta de perspectiva profissional que existe na empresa atualmente, desanimando os funcionários”, explicou. Foi entregue a proposta de a Vale fazer um adiantamento no valor de um salário ainda neste ano, visto que não ocorreu pagamento da PLR 2015.

A secretaria de Formação Profissional e Sindical da CNTQ e presidente do Stiquifar/Uberaba (Sindicato dos Químicos de Uberaba), Maria das Graças Batista Carriconde, avaliou a reunião de produtiva. “Com os sindicatos todos unidos, a empresa nos recebeu bem e a direção de RH acatou nosso plano de mudanças na estrutura de PLR e se comprometeu discutir o assunto com a direção da Vale”, disse.

A Vale recebeu a seguinte proposta de um novo modelo de PLR, onde o peso do resultado financeiro tenha impacto menos agressivo sobre as metas, deixando na mesa as seguintes proposições: Metas Financeiras

(Peso na apuração dos resultados)

EBITDA do Setor de Fertilizantes :  10%

EBITDA da VALE S/A : 10%

Metas das Unidades : 80%

Vigência do Programa: 1 ano.

O presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbert Passos também ressaltou a unidade dos sindicatos, onde em suas bases existem unidades da Vale Fertilizantes. “Agora iremos esperar a resposta da direção da empresa”, disse. O vice-presidente do Sinquefer (Sindicato dos Químicos do Vale do Ribeira), Pedro Paulo Rossi, destacou que a direção de RH ouviu as reivindicações dos sindicalistas. “Este fator é determinante na construção de qualquer processo. Agora é aguardar se a Vale vai fazer o adiantamento salarial, para compensar a PLR zero de 2015”, afirmou.

Também presente neste encontro, o presidente do Sindicato dos Químicos de Araxá e Região, Vicente Mattos, explicou que foi repassada aos diretores de RH da Vale, a notícia da frustração dos trabalhadores que não receberam a PLR relativa a 2015. “Aqui em Araxá, não cessam os telefonemas pedindo informação a respeito desse assunto, principalmente se a Vale Fertilizantes vai fazer o adiantamento de um salário, servindo para contemplar a PLR zero de 2015”, finalizou.

O presidente do Sindicato Metabase de Catalão (GO), Arnaldo Antunes  da Silva, considera um avanço a Vale receber em bloco as entidades sindicais, que representam os trabalhadores da Vale Fertilizantes. “Ela gosta de separar os sindicatos, e às vezes é truculenta. Felizmente a ideia que surgiu naquela reunião da CNTQ em São Paulo, no mês passado, de irmos ao Rio de Janeiro, acabou compensando”, disse.

A CNTQ agradece do apoio dos companheiros da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico do Rio de Janeiro), através do presidente Isaac Wallace de Oliveira, que também é vice-presidente da Força Sindical RJ, e do vice-presidente da Ferquimfar, Francisco Queiroz, e também a Força Sindical/RJ. As entidades presentes neste encontro:(Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Stiquifar/Uberaba, Sindicato Metabase de Catalão (GO), Sindicato dos Químicos de Araxá e Região), Sinquifer (Sindicato dos Químicos do Vale do Ribeira) e Sindicato dos Químicos de Sergipe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string lhOBEo to the field below: