Sindiquímicos no Dia Nacional de Luta com greve e mobilizações

11 de julho (57)

Movimento sindical de Guarulhos mobilizou 10 mil pessoas

No dia 11 de julho, Dia Nacional de Luta com greve e mobilizações, o Sindicato dos Químicos e Guarulhos e Região – Sindiquímicos se juntou às entidades sindicais de Guarulhos – como metalúrgicos, servidores, gráficos, vigilantes, comerciários, alimentação, refeições coletivas, borracha, condutores, construção civil, confecções e vestuário – filiadas às Centrais Sindicais, como Força Sindical, CUT, Nova Central, UGT, CST e Conlutas e saiu às ruas para a grande manifestação unificada e pacífica por melhores condições de trabalho.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, avalia como positiva a mobilização na cidade que mostrou unidade das Centrais e de seus sindicatos filiados. “Saímos às ruas com unidade, sem incidente e com uma pauta nacional unificada dos trabalhadores que já havia sido conclamada pelo movimento sindical desde a eleição da presidente Dilma Rousseff. Esta pauta prevê a redução de 40 horas da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, fim do projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização, entre outras”.

“Sem dúvida, a terceirização precariza a relação de trabalho e fragiliza as garantias do trabalhador quanto aos seus direitos. Nossa bandeira de luta é pautada na melhor qualidade de vida do trabalhador e em seu ambiente de trabalho”, diz.

Silvan destacou ainda a força do trabalhador na mobilização em Guarulhos e no Brasil e a capacidade das entidades sindicais de mobilizarem os trabalhadores com respeito e sem transtornos à população.

A diretoria do Sindiquímicos destaca a importante participação dos trabalhadores da categoria que se juntou ao grupo, bem como o apoio da CNTQ.

Mobilização

Convocada pelas Centrais, o ato teve início em Guarulhos por volta das 5h com uma concentração de sindicatos no Itapegica, próximo à empresa Borlem (entre a Av. Rio Branco e Rua Cavadas).

Por volta das 8h, os manifestantes, a maioria formada por sindicalistas e de movimentos sociais, iniciaram uma caminhada pelas ruas do bairro em direção ao Shopping Internacional. Ao longo do trajeto, o movimento arregimentou mais trabalhadores para o ato.

Após a concentração em frente ao prédio da Previdência Social, na Avenida Castelo Branco, os manifestantes de Guarulhos seguiram pelas pistas da Via Dutra, no trecho entre o viaduto da Avenida Anielo Pratici, próximo ao Ginásio Fioravanti Iervolino e o Shopping Internacional.

O grupo entrou na alça que liga a Dutra a Rodovia Fernão Dias, na entrada de Guarulhos, pegaram a pista oposta. Houve um bloqueio de cerca de meia hora. O ato em Guarulhos foi encerrado pacificamente por volta das 12h.

Integram a pauta trabalhista: Fim do Fator Previdenciário; Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial;  Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária e o Fim dos leilões do Petróleo.

Químicos participam de atos do Dia Nacional de Lutas mobilizaram capitais do País

A mobilização nacional mobilizou 13 Estados. Os Químicos participaram de ações em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, entre outras importantes cidades e capitais do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string Vprflj to the field below: