Sindicatos Unificados recusam proposta da IMBEL

Em outra rodada de negociação, realizada dia 1ᵒ de abril, o STIQUIFAMP-JF e outras entidades sindicais recusaram proposta apresentada pela IMBEL. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Material Plástico de Juiz de Fora e Região, Scipião Junior, serão realizadas assembleias na próxima quinta-feira (9) em todas as unidades.

“Foi a terceira reunião que fizemos com os representantes da IMBEL, onde apresentamos nova proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Apesar de avançada, ainda está distante de ser a ideal para nossa categoria”, explicou o presidente do Sindicato dos Químicos de Magé (RJ), Sérgio Passareli.

O maior problema, segundo Luiz Carlos da Silva, do Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de Lorena e Região, é que a IMBEL insiste na retirada de conquistas obtidas. “Não aceitaremos a retirada de nada do Acordo Coletivo ou retrocesso nas conquistas”, afirmou Jeferson Pinto Ferreira da Silva, o Jefinho, também do Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de Lorena e Região.

O presidente da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira, ressaltou que foi a união de todos os trabalhadores da IMBEL a responsável pela vitória conquistada no ano passado. “Parabenizo todos os companheiros envolvidos nesta luta, é a prova de que a unidade é capaz de vencer diversos tipos de barreiras”, frisou.

O tesoureiro geral da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Est. SP), Jurandir Pedro de Souza, alerta os demais companheiros de que as unidades de produção de Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro, Magé (RJ), Piquete (SP) e Brasília (DF) decidiram que vão realizar assembleias simultâneas no próximo dia 9 (quinta-feira). “O objetivo é rejeitar as propostas na base, retornando para nova reunião dia 15 de abril. Caso não seja apresentada boa proposta, sem retirada de benefícios, é inevitável paralisação das atividades”, ressaltou.

IMBEL tenta enganar trabalhadores

O presidente Scipião alerta os companheiros para a estratégia maliciosa da IMBEL. “Eles estão fazendo reuniões com os trabalhadores nas unidades de produção e apresentando apenas os resultados dos debates, mostrando só a proposta da IMBEL”, disse.

Passareli, do Sindicato dos Químicos de Magé (RJ), enfatiza que esse tipo de atitude não contribui para a transparência e respeito à Campanha Salarial, visto que as negociações prosseguem abertas, inclusive com nova data fixada para a próxima reunião. “Não acredito neste tipo de pressão dentro das unidades, mostrando só o lado do patrão, isto não contribui para evolução dos debates”, explicou.

Luiz Carlos, do Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de Lorena e Região, lembra os companheiros de que chegou a hora de se mobilizar para defender as conquistas e avançar em novas frentes. “Não será na base da canetada que a IMBEL irá retirar nossas conquistas. Eles já se esqueceram do ano passado, quando paralisamos as atividades em todas as unidades”, lembrou.

 

Proposta da IMBEL

Reajuste de 6% nos salários piso

Retirada da eliminação de faltas atrelada à cesta básica

Redução do valor de hora extra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string n53hIb to the field below: