Setor álcool/etanol: FEQUIMFAR e Sindicatos filiados entregam pauta e exigem piso salarial único para trabalhadores

Setor-alcool_etanol-FEQUIMFAR-e-Sindicatos-filiados-entregam-pauta-e-exigem-piso-salarial-unico-para-trabalhadores-9abril2013Lideranças e dirigentes da FEQUIMFAR e dos Sindicatos filiados entregaram a pauta de reivindicações aos representantes patronais da UNICA. Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR, declara: “a partir de agora, conforme decidido em Assembleia Geral da Categoria, a bancada dos trabalhadores passa a exigir que a Campanha Salarial e Social do setor não seja mais realizada por regiões e por empresas, mas sim de forma única, em todo o estado de São Paulo, a exemplo do que já ocorria no passado. Com o estabelecimento formal em Convenção Coletiva de Trabalho, de um piso salarial para a categoria, junto aos demais direitos econômicos e sociais”.

A pauta de reivindicações inclui:

  • Reajuste: Inflação do Período (6,67% – INPC estimado) + 5% de aumento real
  • Piso salarial: R$ 1.250,00
  • PLR: 02 pisos normativos
  • Fim da rotatividade da mão de obra
  • Direito à qualificação e requalificação profissional
  • Melhoria nas condições de saúde e segurança
  • Igualdade de oportunidades

Histórico

A Campanha Salarial e Social teve início com o Seminário de Negociação Coletiva, realizado nos dias 12 e 13 de março, em Bauru. Na ocasião, lideranças e dirigentes dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR discutiram e aprovaram a pré-pauta de reivindicações da categoria.

“Lembramos que nos últimos anos, o setor de fabricação do álcool/etanol tem sido destaque internacional e é líder na exportação mundial do biocombustível. Dados como esse, junto às ultimas medidas tomadas pelo governo, com a previsão de que sejam reduzidos impostos para o setor, devem contribuir incisivamente na conquista de reajustes significativos para os trabalhadores do setor”, declara Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR.

“O movimento sindical já conquistou muitas melhorias para a classe trabalhadora, como FGTS, adicionais, direito às férias, PLR, além de outros direitos que também proporcionam melhores condições na vida de todo cidadão. Nesta campanha, além de exigir uma negociação única no estado de São Paulo, não mais regional e por empresas, também queremos unificar as cláusulas de saúde e segurança do trabalho, garantindo com que todos os trabalhadores do estado sejam contemplados”, declara Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região.

“Devemos sempre lembrar que a nossa categoria quase foi extinta com a crise do setor sucroalcooleiro, no final da década de 90 e no início da década passada, mas com muita luta e a mobilização dos trabalhadores do setor, revertemos esse processo e o etanol passou a ser mais valorizado e temos conseguido reconquistar muitos direitos e aumentos reais de salários”, declara Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro-geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região.

A FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados representam mais de 35 mil trabalhadores distribuídos nas usinas e destilarias de álcool/etanol em todo o estado de São Paulo, sendo 1º de maio a data base da categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string auyi78 to the field below: