Químicos participam de lançamento do Livro Rotatividade setorial do DIEESE

mesa-1-webNo dia 5 de agosto, Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ e do STI Guarulhos, esteve no lançamento do livro Rotatividade setorial: dados e diretrizes para ação sindical. O evento foi organizado pelo DIEESE, Fundação Friedrich Ebert (FES) e entidades sindicais, e reuniu cerca de 100 participantes no Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.

Para Silvan, o documento contribui para o debate sobre alternativas para o enfrentamento da rotatividade: “de acordo com a pesquisa, a taxa de rotatividade do setor químico brasileiro foi de 47,2% em 2012 e se apresenta de diferentes formas, atingindo grupos diferenciados de trabalhadores, mostrando que são necessárias ações que combatam esse fenômeno de forma geral, mas também respeitando as particularidades setoriais”.

A publicação aborda, separadamente, como a rotatividade se comporta nos setores Químico, Metalúrgico, Bancário, da Construção, do Comércio e de Alojamento e Alimentação. O livro traz dados por tipo de estabelecimento, perfil do trabalhador, informações relacionadas ao tempo de vínculo empregatício, remuneração, escolaridade, principais ocupações. Além disso, apresenta propostas que visam diminuir as taxas de rotatividade dos setores.

Acesse o documento completo aqui.

 Fotos: Divulgação DIEESE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string yQtakr to the field below: