Pré-pauta de reivindicações dos químicos/plásticos é aprovada em Seminário

*Imprensa FEQUIMFAR

Entre os dias 20 e 21 de agosto, dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados estiveram reunidos em Seminário de Negociação Coletiva, no auditório da Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande SP.

Dando início à Campanha Salarial e Social dos trabalhadores nos setores industriais químico e plástico do estado de São Paulo, os dirigentes participaram de debates que colaboraram com a construção de uma Pré-Pauta de Reivindicação da categoria.

“Aspectos polêmicos envolvendo negociação e contribuições pós reforma trabalhista e decisão do Supremo Tribunal Federal” foi o tema da primeira palestra do Seminário. Na ocasião, o consultor jurídico César Augusto de Mello fala sobre insegurança jurídica e os alertas impostos pela nova lei trabalhista.

Em seguida, Daniel Ferrer, economista do Dieese, fez análise do cenário atual do setor químico/plástico e balanço das negociações coletivas anteriores para subsidiar a campanha salarial deste ano.

“Nesta Campanha, nossa luta é pelo reajuste e aumento real dos salários, valorização do Piso e PLR, além do custeio sindical para fortalecimento da negociação coletiva, mantendo a unidade de ação contra os impactos da reforma trabalhista nos direitos dos trabalhadores e fortalecendo as estruturas sindicais com o objetivo de equilibrar o processo de negociação coletiva.”
Sergio Luiz Leite, Serginho – Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical

A pré-pauta de reivindicações inclui:

– Reajuste salarial: Inflação (estimada em 4,06%) + 2% de aumento real
– Piso Salarial de R$ 1.688,50
– PLR no valor de 2 Pisos Salariais
– Piso do técnico químico de R$ 2.420,00

Próximas etapas
Até o dia 25 de setembro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical e IndustriALL, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores apreciem a pré-pauta de reivindicações.

Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do CEAG 10, após assembleia na Federação, no dia 26 de setembro.

Neste ano, mais uma vez, a luta será conjunta entre FEQUIMFAR/Força Sindical e FETQUIM/CUT.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados representam cerca de 130 mil trabalhadores no setor industrial químico e plástico no Estado de São Paulo, que estão distribuídos nos segmentos químicos, plástico, petroquímicos, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

“Vale ressaltar que um grupo de trabalho permanente, formado por dirigentes da FEQUIMFAR/Força Sindical, FETQUIM/CUT, Sindicatos filiados e representantes do Grupo CEAG 10 da FIESP, têm se reunido periodicamente para avaliar e deliberar sobre os impactos da reforma trabalhista na Convenção Coletiva de Trabalho do setor químico/plástico. O diálogo está estabelecido e estamos criando propostas que possam se ajustar à nova realidade que temos nas relações trabalhistas.”
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e
presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região

“Neste ano, vamos manter a mobilização, resistindo às investidas patronais para manter nossas conquistas em Convenção Coletiva. Estaremos juntos,em grandes e representativas assembleias, em defesa de mais direitos e conquistas.”
Jurandir Pedro de Souza,
diretor financeiro da FEQUIMFAR e
presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga
 

A data base da categoria é 1º de Novembro e 
os Químicos da Força contam com o apoio da central Força Sindical, CNTQ e da INDUSTRIALL nesta Campanha Salarial e Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string biwWc9 to the field below: