Greve da IMBEL vai a dissídio coletivo no TST

A greve em cinco unidades da IMBEL (Magé/RJ, Rio de Janeiro, Piquete/SP, Juiz de Fora/MG e Brasília/DF) vai a dissídio coletivo no TST (Tribunal Superior do Trabalho) no dia 3 de junho (quarta-feira). A filial de Itajubá/MG, com sindicato filiado à central Conlutas não entrou em greve. A audiência para instauração do dissídio foi requerida pelas entidades sindicais que representam os trabalhadores da empresa nessas cinco cidades e com apoio da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico).

A paralisação começou em 18 de maio, após a IMBEL recusar proposta mediada no TST, pelo ministro Ives Gandra, em 30 de abril, com a participação de todas as entidades sindicais onde existem fábricas da empresa, e representantes da empresa.

Na ocasião foram propostos 8% de reajuste salarial, piso de R$ 1.065,00, reajuste de 20% no valor da cesta básica, 20% de aumento no auxílio creche, estendendo o benefício de 24 para 48 meses, com ele podendo ser recebido por pessoa física e implantação do vale-cultura.  No dia 4 de maio a IMBEL recusou esse acordo, ameaçando com a retirada de itens importantes nas cláusulas sociais e aumento salarial de 6%. (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string r2Ih5q to the field below: