FEMQUIFERT-MG e CNTQ participam em BH do dia nacional de lutas pela defesa do emprego e direitos trabalhistas  

IMG_20150128_155710680Na tarde do dia 28 de janeiro, a Federação Mineira dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas, Farmacêuticas e Fertilizantes de Minas Gerais – FEMQUIFERT e CNTQ participaram em Belo Horizonte, do ato intitulado “Dia nacional de luta em defesa do emprego e direitos trabalhistas”. O evento realizado em Belo Horizonte teve a participação de várias centenas de manifestantes. Porém, destaca-se a sua ocorrência em todo o todo país e regiões. A ideia das manifestações é uma iniciativa de 6 centrais sindicais: Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central, CUT e CSP Conlutas.

O objetivo das manifestações foi o de protestar contra as Medidas Provisórias de nº 664 e 665, de 29 de dezembro de 2014, do Governo Federal que retira e diminui drasticamente direitos trabalhistas e previdenciários.

Os protestos serão intensificados cada vez mais e outro objetivo das centrais sindicais e entidades sindicais em geral será o de conscientizar a classe trabalhadora sobre os seus direitos que foram retirados. Além de convocar a sociedade e classe trabalhadora para a ocupação de ruas e praças para a realização de protestos.

As duas medidas provisórias causam significativos impactos na vida dos trabalhadores: período mínimo de contrato de trabalho para recebimento do seguro desemprego passa de 6 para 18 meses; o período mínimo de contrato de trabalho para recebimento do PIS passa de 30 dias para 6 meses; o valor do salário benefício da pensão por morte foi reduzida para 50%, limitado a expectativa de sobrevida do cônjuge ou dependente para até 35 anos; aumento de impostos, de tarifas de transporte e energia; não reajustamento da correção da tabela do imposto de renda de acordo com a inflação.  Até empregadoras foram prejudicadas, principalmente, com alta de juros e aumento dos dias de afastamento por doença ou acidente do empregado, de 15 para 30 dias.

No dia 26 de fevereiro também ocorrerá outro dia protesto a ser realizado na cidade de São Paulo. Vá se preparando. Lute por seus direitos. Vem pra rua conosco!

 

Carlos Cassiano – Pela FEMQUIFERT e CNTQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string VqB02p to the field below: