Fechado plano de ação no V Encontro Nacional dos Trabalhadores  do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas

3 dia (222)No dia 25 de junho, sindicalistas de entidades de nove Estados concluíram plano de ação visando aumentar e manter, em diversas áreas, as conquistas obtidas pelos trabalhadores através de negociações, acordos e convenções coletivas. Divididos em grupos os companheiros elegeram temas prioritários, que se tornarão realidade e usados na rotina sindical. Provavelmente em setembro deste ano ocorrerá outro encontro para discutir o setor de fertilizantes e defensivos agrícolas.

A criação de rede na internet para facilitar e agilizar a troca de informações entre os dirigentes teve muito apoio na plenária. O diretor da CNQ/CUT, José Pinheiro Almeida, sugeriu implantação de um whatsapp fertilizantes, como canal de envio de dados a respeito do assunto. “Temos de nos comunicar mais, principalmente a respeito da discussão de metas para o PLR e problemas envolvendo a Heringer e outras empresas, por exemplo”, disse. Na mesma linha de raciocínio, o tesoureiro do Sindicato dos Químicos de Santos, Gilson Martins de Oliveira apresentou a proposta de criação do facebook fertilizantes. “A idéia é aproximar ainda mais os sindicatos de todo o Brasil”, afirmou.

A economista Jana Silverman, diretora no Brasil da AFL/CIO, propôs uma teleconferência em 24 de julho, no período da manhã, com todos sindicalistas presentes ao evento pelo viva voz do telefone. “Não podemos perder tempo com divisões. Já temos a base do plano de ação, agora precisamos definir prazos fazendo a troca de convenções coletivas”, disse. Nas empresas onde existem conflitos, Jana apoiou o início de diálogo social. Percebi que a Heringer tem vários problemas neste sentido. Precisamos fazer todas as ações em grupo, pois quando estamos divididos perdemos as forças”, destacou.

A presidente do Stiquifar de Uberaba, anfitriã deste evento, Graça Carriconde, ressaltou a importância de unificação das ações. “Precisamos que os coordenadores dos grupos nos passem as informações, via boletim eletrônico, que cada um poderá imprimir e distribuir em sua base, fecharmos as discussões”, explicou. (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string Sqa2gr to the field below: