Conferência Mundial da IndustriALL Global Union das Indústrias Químicas e Farmacêuticas na Alemanha

Industriall-site2Termina na quinta-feira (7), em Hannover, Alemanha, a Conferência Mundial da IndustriALL Global Union das Indústrias Químicas e Farmacêuticas. Do Brasil estão representando o país: o presidente da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira, o presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores da Indústria Química e Farmacêutica do Est. SP), Sergio Luiz Leite, o Serginho; o secretário-geral da Fequimfar, Edson Bicalho; o presidente do Sindluta e da Força Sindical de Minas Gerais, Vandeir Messias Alves e o companheiro Rozendo Moreno Neto, presidente do Sindicato dos Químicos de Guaratinguetá (SP), representando a rede de trabalhadores da Basf.

De acordo com Silvan, neste evento com a presença de delegações sindicais de 40 países, a proposta é discutir estratégias de negociações perante as multinacionais indústrias químicas e farmacêuticas. “Hoje elas vão para determinadas regiões do mundo reivindicando pagamento mínimo de impostos, apresentando o mesmo argumento de geração de postos de trabalho. Caso algo saia errado, encerram suas atividades e se instalam em outro país, desembolsando baixos salários e a mão de obra sofrendo com a precarização”, afirmou.

Segundo ele, os demais sindicalistas de diversas regiões do mundo estão trocando várias informações para encontrar mecanismos eficazes visando evitar o maior desgaste financeiro sobre a categoria Química e Farmacêutica. “Essas indústrias visam apenas o lucro, independente do seu país de origem. A ideia principal dessa conferência é amadurecer estratégias de negociações regionais nos locais onde elas instalaram suas filiais. Por que o alvo principal dessa indústria é redução de custo e pagar o mínimo possível de tributos, além de baixos salários”, finalizou.

IndustriALL Global Union

A IndustriALL Global Union representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, nos setores de energia e fabricação de mineração. É uma força na solidariedade global lutando por melhores condições de trabalho e os direitos sindicais de todo o mundo.

 

Fundada em 19 de junho de 2012, a organização reúne filiais das antigas federações sindicais globais: Internacional dos Metalúrgicos Federation (FMI), Federação Internacional da Química, Energia, Minas e Indústrias Geral de Sindicatos (ICEM) e International Textiles vestuário e trabalhadores de couro ‘ Federation (ITGLWF).

A entidade representa os trabalhadores em uma ampla gama de setores de extração de petróleo e gás, mineração, geração e distribuição de energia elétrica, para a fabricação de metais e produtos de metal, construção naval, automotivo, aeroespacial, engenharia mecânica, eletrônica, produtos químicos, borracha, papel e celulose, materiais de construção, têxteis, vestuário, couro e calçado e serviços ambientais.

Desafia o poder das empresas multinacionais e negocia com esse segmento empresarial em um nível global. IndustriALL luta por  outro modelo de globalização e  novo modelo econômico e social que coloca as pessoas em primeiro lugar, com base na democracia e justiça social.

A proposta é construir sindicatos mais fortes. Organizar e aumentar a filiação sindical, lutar pelos direitos sindicais lutar contra o trabalho precário (incluindo contrato de trabalho e agência). Construir o poder sindical para enfrentar o capital global promovendo política industrial e de sustentabilidade, justiça social e globalização,garantindo a igualdade de direitos e participação das mulheres, criando locais de trabalho seguros e melhorando a democracia e inclusão.(Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string phgtfR to the field below: