Reunião cria redes sindicais no setor de minério

montevideo_industriall1Entre os dias 2 e 4 de abril, Diego Hilário Ribeiro, representante regional Centro-Oeste da CNTQ e secretário geral do Sindicato METABASE de Catalão – GO, participou de reunião, promovida pela INDUSTRIALL, em Montevideo, no Uruguai. Entre os presentes, também estiveram lideranças sindicais da Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Republica Dominicana, Perú, México, representando trabalhadores do setor de minério.

Durante o encontro, foram discutidas varias questões como a criação de redes sindicais de trabalhadores, por empresa, no ramo de mineração. “Falamos sobre o funcionamento dessas redes em empresas como a Vale, Rio Tinto, Anglo American, GlencoreXstrata, Grupo México e BHP Billiton e a união sindical entre as entidades para enfrentar a luta entre capital e trabalho”, comenta Diego.

Na ocasião, Diego falou sobre o apoio da CNTQ e da FEQUIMFAR para a criação da rede de trabalhadores da Vale Fertilizantes, que será um importante modelo e estímulo na criação da rede também no segmento de minério de ferro da Vale.

Outra questão abordada foi a precarização do trabalho e a legislação trabalhista de cada País. “Com a criação das redes sindicais, sem dúvida conseguiremos melhores condições de trabalho e com isso diminuir as diferenças entre trabalhadores de mesmas empresas em países diferentes, além de se preparar melhor frente às empresas que estão presentes no mundo inteiro. É só com a união de esforços que podemos conquistar melhorias para os trabalhadores.”

A reunião terminou com a decisão da criação de redes nas empresas Anglo American e Glencore Xstrata. Os próximos passos serão a formatação dessas redes e em seguida a criação das demais.

Esta reunião deu sequência à uma série de encontros que estão acontecendo desde o ano passado. A próxima reunião está marcada para novembro.

montevideo_industriall3montevideo_industriall

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string uauH1K to the field below: