24 de janeiro – Dia Nacional do Aposentado

Sindiquímicos pede comprometimento do governo para  que os direitos dos aposentados sejam aplicados e respeitados na sociedade

24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado. Infelizmente, o aposentado brasileiro ainda tem muito pouco a comemorar e a  data serve de reflexão e conscientização para que o governo intensifique as ações para que o governo estabeleça uma política de aumento real aos benefícios com valores acima do salário mínimo; para que seja aprovado o direito à desaposentação, mecanismo de compensação àqueles que se aposentam e continuam contribuindo; pela extinção do Fator Previdenciário, mecanismo que retrai em até 40% os ganhos dos trabalhadores no momento de sua aposentadoria; pela isenção do Imposto de Renda aos idosos; pela manutenção da política de recuperação do salário mínimo, dentre outras bandeiras de luta tão necessárias e que certamente irão contribuir ainda mais para uma qualidade de vida desta grande parcela de nossa sociedade. .

O Dia Nacional do Aposentado foi instituído em 1923, quando o presidente Artur Bernardes sancionou um projeto de lei do deputado Eloy Chaves, em que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Esta lei é considerada o início da previdência social.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2020, a população brasileira será formada por 15% de idosos, aproximadamente 32 milhões. No mundo, conforme apontou estudo da Organização Mundial da Saúde, os idosos acima de 60 anos já correspondem a 12% da população mundial e estima-se que até 2050 formem um grupo com 2 bilhões de pessoas.

E para atender de forma justa esta parcela que tanto contribuiu e ainda contribui para o crescimento deste nosso país, o movimento sindical tem somado esforços para que os direitos dos aposentados sejam aplicados e respeitados na sociedade.

CortezImprensa24
Antonio Cortez Morais

“Em meio a mudanças na Previdência Social com as MPs 664 e 665 e a  acirrada e aguardada discussão da extinção ou não do Fator Previdenciário, o dia 24 de janeiro é uma
data de reflexão aos aposentados e aos trabalhadores que estão em via de aposentadoria”, o alerta é de Antonio Cortez Morais, vice-presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região – Sindiquímicos e conselheiro representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdên cia Social – CNPS e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

Ainda segundo Cortez o assunto merece uma dedicação maior por parte do governo que precisa assegurar que a aposentadoria represente um ganho real para o segurado que contribuiu para o crescimento do país e que como contrapartida sonha com dias de descanso, ganhos que assegurem seus gastos com convênio médico, manutenção de sua casa – alimentação, vestuário, lazer e medicação, entre outros.

“Infelizmente, existem algumas perdas e o aposentado passa a viver uma nova realidade que chega a ser conflitante,  como a falta do convênio médico, o salário de empregado, falta de convivência social que até então mantinha com os amigos do trabalho. Ele passa a viver uma nova forma de reorganizar a vida e isso traz impactos que podem ser frustrantes, somando-se a isso, as perdas salariais do benefício que ele tem após estes 30 ou mais anos de contribuição (30 anos para mulheres e 35 para homens) são injustas”, relaciona Cortez.

LuizImprensa2
Luiz Carlos Concilho

Na opinião de Luiz Carlos Concilho, diretor do departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindiquímicos, o aposentado precisa ter a garantia de que irá desfrutar de qualidade de vida. “Assegurar a qualidade de vida é motivar o aposentado a prosseguir seu projeto de vida para os próximos anos, com planejamento junto a sua família,  para sua saúde, passeios, convivência familiar e social, boa alimentação, uma infinidade de possibilidades que o façam seguir com a vida plena. O aumento da expectativa de vida tem que vir com garantias que possibilitem o bem-estar do aposentado”, diz.

Concilho ressalta que a programação para a aposentadoria deve ser iniciada desde cedo. “O trabalhador deve cuidar de sua saúde, propor uma programação familiar de aposentadoria, se programar para o dia da aposentadoria inclusive se resguardando financeiramente com fundo de pensão, renda complementar de um imóvel”.

Os diretores do Sindiquímicos  reafirmam o compromisso do movimento sindical em lutar incansavelmente para a adoção de um sistema justo e que não represente perdas e para a ampliação e melhoria das conquistas.

A diretoria do Sindiquímicos parabeniza, especialmente, cada aposentado associado e organizado em sua entidade de base (Associação, Sindicato, Federação e Confederação ) de todo o país, pelo espírito coletivo de continuar lutando, unidos em defesa dos direitos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string 4aCSu6 to the field below: