Ministro da Fazenda diz que trabalhar muito resultará em salários maiores

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou, durante palestra na Bolsa de Valores de Londres, hoje (13), que maior produtividade vai contribuir com salários maiores.  Ele aproveitou o painel Produtividade X Salário para oferecer a infraestrutura brasileira a empresas estrangeiras que pretendam abrir filial no País.

De acordo com jornal Valor Econômico, a plateia era composta de analistas do mercado financeiro e investidores. Ele elogiou o programa da gestão do ex-presidente Lula responsável pela inclusão de 30 milhões de brasileiros que saíram da pobreza, contribuindo para formação de nova classe média.

Porém ressaltou que o aumento da produtividade é essencial na geração de bons salários. O grande problema é que algumas multinacionais usam a precarização para aumentar o lucro. Exigem produção alta, mas com os funcionários ganhando pouco.

Essa é a regra da política neoliberal, onde o Estado abre várias portas para a privatização, sem, contudo exigir respeito aos direitos trabalhistas. Num retorno ao túnel do tempo, é sugestivo analisar os governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, de 1979/1990, e de Ronald Reagan na década de 1980. Nesses dois países, foi a época que os trabalhadores mais sofreram, inclusive com aumento do desemprego, baixos salários e dura oposição aos sindicatos. (Luís Alberto Alves/Comunicação CNTQ)

Veja a fala de Levy no Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Please copy the string Eq5Nfm to the field below: