Publicado em 

Para fidelizar os clientes, a Braskem inaugurou seu primeiro laboratório de solventes. Localizado na planta de Santo André (SP), a unidade terá foco no desenvolvimento de soluções personalizadas.

“Entendemos que havia necessidade de ter um laboratório de aplicação, que representasse o desenvolvimento para o produto final do cliente”, explica a responsável comercial pelo negócio de solventes da Braskem, Cláudia Madrid. Ela conta que os principais segmentos atendidos são o de tintas, adesivos e agronegócios. “Investimos em novos equipamentos, contratações e treinamento de colaboradores desde o início do ano.” Cláudia revela que o laboratório faz parte de uma estratégia para se aproximar dos clientes. “Uma empresa elabora uma tinta automotiva e quer uma característica específica, como brilho maior. Nós preparamos um químico para essa aplicação. Esse atendimento mais personalizado ajuda na fidelização.”

A empresa considera que a localização do laboratório, no Polo Petroquímico do ABC Paulista, representa uma vantagem logística. “É importante por uma razão estratégica, as grandes empresas de tintas estão na região, em cidades como Santo André e Guarulhos”, aponta Cláudia.

Os valores do investimento não foram revelados, pois a companhia encontra-se em período de silêncio até a divulgação do balanço trimestral, em 12 de novembro.

A executiva avalia que o ano de 2018 foi desafiador para o mercado. “Nós temos uma relação importante com a indústria automobilística, que vem de números muito reprimidos. Vimos uma certa recuperação em 2018. Já o setor de tintas cresceu pouco acima do PIB e o mercado de adesivos, mais ligado ao consumo – como o setor de calçados – esteve mais deprimido.”

Ela também destaca que a volatilidade do câmbio impactou todo o setor. “Temos o reflexo na matéria-prima, afeta todo o processo de mercado, mas não foi nada diferente dos últimos anos. O setor já está habituado a isso.”

Para 2019, a empresa está otimista. “Queremos aproveitar essa expectativa de retomada de mercado e reforçar nosso foco nesse atendimento mais próximo e mais personalizado”, assinala.